quinta-feira, 17 de maio de 2018

Saberes Culinários - CALDOS, MIGAS E PAPAS

SOPA DA SEGADA
Toucinho; Presunto; Massa; Ovos; Pão; Cebola; Azeite; Colorau. Na água a ferver já com o toucinho e o presunto junta‑se‑lhe a massa. Quando estiver tudo cozido, batem‑se dois a três ovos e juntam‑se mexendo, mexendo. A seguir miga‑se pão e junta‑se. À parte faz‑se um estrugido de azeite, cebola e colorau que se põe por cima.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Assunção Gonçalves

CALDO VERDE
Couves; Batatas; Carne Gorda; Azeite; Hortelã. Cozem‑se as batatas com um bocadinho de carne gorda. Depois de cozida tira‑se a carne e passam-se as batatas por um passe-vite. Segam‑se as couves bem segadinhas e põem‑se a cozer na água com o puré de batata.
No fim deita‑se um bocadinho de azeite e uma folhinha de hortelã.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Olinda Luzia Branco

CANJA DE GALINHA COM REPOLGAS (COGUMELOS)
Galinha com Ovos; Massinhas; Repolgas; Azeite; Alho; Sal. Tempera‑se água com sal, alho e azeite e põe‑se a galinha a cozer. Depois de cozida desfia‑se a carne da galinha, voltando‑se a pôr‑se na água juntamente com as repolgas e os ovos esmagados (fica mais amarelinha). Põe‑se de novo ao lume e quando está a levantar fervura adiciona‑se a massinha.
Está pronta a comer assim que a massinha estiver cozida.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Armandina da Conceição Costa

PAPAS DE CASTANHAS
Castanhas; Sal. Cozem‑se as castanhas em água e sal. Esbulham‑se (descascam‑se, desbulham‑se). Esmagam‑se com um garfo e dão‑se aos meninos pequenos.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Amélia Alves

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário