terça-feira, 26 de junho de 2018

Armada lusa em peso no regresso do MaketaFest à Sanabria

A pouco mais de meia hora de Bragança, numa “das mais belas vilas de Espanha”, a Puebla de Sanabria assiste ao regresso de uma nova edição de um festival onde a música, a arte e outras disciplinas criativas se complementam em perfeita harmonia.
O MaketaFest é um Festival Rural de Criação Contemporânea de natureza interdisciplinar que persegue a geminação criativa entre bandas e artistas, na sua grande maioria hispano-portugueses. Será, de acordo com a associação “El Pie del Enano”, que organiza este festival pelo terceiro ano, “um exercício de abordagem cultural transfronteiriça em uma área que sempre desempenhou um papel importante no fluxo de ambas as nacionalidades”. festival organizado por uma

Com entrada livre e com início já este sábado passado, dia 23 de junho, o MaketaFest pretende “promover a cultura contemporânea nas áreas rurais, desenvolvendo redes nos dois lados da fronteira que nos oferecem novas visões e ajudam a formação criativa da comunidade local”, referiu a organização, em comunicado enviado às redações, sublinhando, ainda, que o festival será visitado por jovens artistas internacionais “que abrirão novos caminhos nesse diálogo”.

De frisar que haverá workshops, diversas exposições, showcooking, arte urbana, concertos e djs nas imediações do castelo num festival que conta com a colaboração da promotora Dedos Biónicos, “convidada a programar parcialmente a parte musical do festival”.

“É importante referir esta sinergia cultural entre Bragança e Puebla de Sanabria, sendo cada vez mais urgente uma ligação rodoviária, quer pelas ligações culturais que unem ambos os territórios, quer pelo facto da estação da Puebla de Sanabria vir a ter uma paragem do TGV”, argumentou o brigantino Nuno Fernandes, um dos principais responsáveis pelo cenário alternativo da cidade de Bragança e que, agora, através da sua promotora, se associa a este festival do outro lado da fronteira.

“A Dedos Biónicos aceitou o reto de colaborar com o festival por perceber a importância que tem a partilha cultural transfronteiriça entre dois povos irmãos vizinhos cada vez mais próximos”, frisou o responsável, acrescentando que esta colaboração tem “o objetivo de crescer em edições futuras, tendo em vista trazer também parte da programação do festival até Bragança”.

Apesar de decorrer durante toda a semana, o destaque do festival vai mesmo para o dia de sábado, a 30 de junho, com os principais concertos a dominarem a paisagem sanabresa até à madrugada de domingo com a Dedos Biónicos SoundSystem a ter o privilégio de encerrar o MaketaFest de 2018.

PROGRAMAÇÃO 

||| Sábado 30
10h > 20h ARTE URBANA
PERSEC! – JUAKO – TAQUEN – AKOS
13h CONCERTOS SESSÃO VERMÚ
CARABINA + JESÚS ETC
15h > 17h30 SESSÃO TARDEO DJSET
DJ MR BROWNIE
18h > 2h30 CONCERTOS
18h00: MR SIMON’S HELL (espanha)
19h00: SUNFLOWERS (Portugal)
20h00: BLUE CRIME (Holanda)
21h10: BLACK ISLANDS (Espanha)
22h20: INDIGNU (Portugal)
23h40: KITAI (Espanha)
01h10: TRESOR & BOSXH (Portugal)
03h00 > 4h30 FINAL DE FESTA DJSET
DEDOS BIONICOS SOUNDSYSTEM (Portugal)

Mais informação AQUI.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário