quinta-feira, 28 de junho de 2018

Bandeira azul já foi hasteada nas praias do Azibo

Já foi hasteada bandeira azul e bandeira de acessibilidade na Praia da Ribeira e na Praia da Fraga da Pegada, na Albufeira do Azibo.
Depois da vistoria feita na manhã de ontem a ambas as praias, está tudo a postos para uma época balnear de qualidade. Quem o diz é Rui Vilarinho, vereador do Município de Macedo.

“É um momento de grande regozijo para todos nós, para todos os Macedenses. Ao longo de tantos anos consecutivos termos atribuída às nossas praias a bandeira azul e a bandeira da acessibilidade.

De facto, fomos vistoriados, nós estávamos com algum receio porque no ano passado na primeira vistoria houve algumas inconformidades e deram um prazo para alterar. Felizmente conseguimos e foi novamente atribuída a bandeira azul. 

Estamos muito satisfeitos, temos que agradecer a todos os técnicos do município, todos os trabalhadores que aqui andaram, estes dias todos, de forma incansável; sem eles isto não era possível de certeza.

Vamos usufruir agora durante o verão, deste espaço que é maravilhoso, esperemos que as pessoas se distraiam e que passem boas férias e que ninguém se magoe, que é aquilo que se pretende.”

Ainda assim, mesmo com a época balnear já aberta, há obras a serem concluídas que trarão, num prazo médio de 15 dias, água potável e saneamento às praias do Azibo.

“Era uma necessidade que havia nesta praia, porque havia fossas sépticas, ainda há neste momento, e não havia água potável.

Agora, com as obras efetuadas e embora tenham sido tardias, porque de facto, a meteorologia não nos ajudou, dentro de pouco tempo vamos ter água potável nas praias e saneamento. Falta depois colocar estação elevatória e todo o resto já está feito. Espero que no espaço de 15 dias esteja tudo tratado e a funcionar em pleno.”

Foi pela mão das crianças das “Férias Vivas” de Macedo, que foram erguidas as bandeiras.

Uma atividade que pretende sensibilizar os mais novos para a importância da limpeza nas praias, como refere Maria João Rodrigues,  Técnica de atividades educativas do Geopark Terras de Cavaleiros.

“O nome desta atividade é – A Albufeira que respiramos- é dentro do tema anual das atividades de educação ambiental e decidimos integrar esta atividade no hastear da bandeira. Já tínhamos realizado uma atividade com eles, falámos sobre a importância da bandeira azul, este prémio, para que eles também percebam que é importante limpar as praias, porque sem limpeza também não tínhamos bandeira azul.”

E os mais pequenos, mostram saber muito do assunto, quando se fala em poluição e meio ambiente.

“Estamos a recolher o lixo que as pessoas deixam. Principalmente plásticos e outras coisas.

Estou a gostar, porque assim o nosso planeta fica menos poluído.

Eu dizia às pessoas para não poluírem porque se poluirmos depois as plantas ficam mal e o nosso ar não fica tão puro e nós não respiramos bem.

Não gosto de deitar lixo para o chão porque faz mal ao ambiente.”

Bandeiras hasteadas, tudo pronto para uma época balnear de excelência nas praias da Albufeira do Azibo, por onde passam cerca de 200 mil pessoas durante o verão.

A Praia Fluvial da Fraga da Pegada ostenta bandeira azul pelo 15º ano e a Praia Fluvial da Ribeira pelo 9º ano consecutivos.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário