sexta-feira, 22 de junho de 2018

Dez jovens de várias nacionalidades participaram em campo de voluntariado no Parque Biológico de Vinhais

O Parque Biológico de Vinhais recebeu 10 voluntárias internacionais para ajudar a cuidar dos cavalos, a alimentar os animais e ajudar os mais pequenos no parque aventura.
Do grupo de 10 voluntárias, faz parte Beatrice Borio, é italiana e tradutora em Portugal há dois anos. No momento, está a preparar os cavalos. Aceitou o desafio pelo contacto com a natureza. “Tinha tudo o que eu queria, desde o trabalho com animais e na natureza. E também o aspecto da prevenção dos incêndios, queria perceber porque aconteceu a tragédia do ano passado e saber o que se pode fazer para evitar”, afirmou a voluntária de 32 anos.

O grupo de voluntariado foi dividido em três equipas de trabalho. Uma para o centro hípico, para ajudar na alimentação dos animais e outra para cuidar dos mais pequenos que visitam o parque, nas actividades de desporto aventura. O objectivo foi trabalhar no parque em troca de alimentação e estadia, que foi suportada pelo município de Vinhais.

Outra voluntária é Lenie Tegethoff, alemã, que ajudava Beatrice a lavar os cavalos. Pela segunda vez em Portugal, afirma que Vinhais é a parte mais bonita que conheceu de Portugal. “É um sítio bonito. Estou muito contente por ter a oportunidade de estar aqui. Para mim esta é a parte mais bonita que já vi de Portugal. Gosto da natureza, das montanhas e das pessoas. Todas as pessoas que eu conheci são amigáveis, falam connosco e fazem o melhor por nós”, afirmou.

A iniciativa, na área da educação ambiental, partiu de uma proposta de colaboração de Inês Nogueiro, a coordenadora do campo voluntário à Associação Para Onde, parceira nacional da maior rede de voluntariado internacional apoiada pela UNESCO – o Service Civil International (SCI).

A directora do Parque Biológico de Vinhais, Carla Alves defende que os voluntários serão os verdadeiros embaixadores de Vinhais. “Para nós foi óptimo recebe-los. Além de trabalhar, eles puderam desfrutar do espaço. Uma acção positiva nesta experiência multicultural, mas também porque sei que saem daqui uns embaixadores de Vinhais”, salientou. 

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário