quarta-feira, 20 de junho de 2018

Envelhecimento activo em Seminário de Gerontologia em Vinhais

Vinhais acolheu o primeiro seminário de Gerontologia organizado pelas alunas da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Uma iniciativa que pretendeu debater os benefícios do envelhecimento activo.
A Universidade Sénior de Vinhais tem 128 alunos. As aulas de música informática, artes decorativas, inglês, arraiolos e património cultural para os alunos são momentos de partilha, aprendizagem e reflexão, num concelho que, apresenta uma das mais elevadas taxas de envelhecimento de Portugal.

Uma das alunas é Bárbara Gomes. Frequenta as aulas desde que a instituição abriu portas, em 2014. É um momento de convívio, salienta. “É uma maravilha esta universidade, as pessoas que participam, os nossos professores”,

Outra aluna é Teresa São Vicente que vai mais longe e refere a escola como uma família. “Somos uma família mesmo, quando há aqui um problema toda a gente tenta dar resolução para esse problema”, disse.

Um dos professores é João Cunha. O professor da disciplina de música, movimento e dança defende que "não há nenhum outro estimulo externo que seja tão forte como a música".

Uma das alunas organizadoras foi Ana Montenegro que defende que o mais importante é dar visibilidade a este tema, visto que é um assunto não muito conhecido. “Temos ideia de dinamizar esta região visto que tem bastante população envelhecida”.

Este foi um dos muitos assuntos que foram abordados no primeiro seminário de Gerontologia organizado pelas alunas estagiárias da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança.

A universidade sénior de Vinhais abriu portas em 2014, com 12 disciplinas e foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vinhais, de forma a promover um envelhecimento activo e produtivo na população sénior.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário