segunda-feira, 11 de junho de 2018

Festa da Cereja em Alfândega da Fé termina com balanço positivo

Chegou ao fim mais uma edição da Festa da Cereja em Alfândega da Fé. Um certame que aconteceu ao longo de três dias e que termina com um saldo positivo, como refere Berta Nunes, autarca Alfandeguense.
“Tivemos muitos visitantes. Nós fizemos uma divulgação em Espanha e tivemos muitos espanhóis.

Os expositores também estão muito satisfeitos e todas as pessoas que nos visitaram consideram que esta nova forma de apresentar os produtos e o território é muito mais interessante. Este ano fizemos a escolha de apresentar os produtores por grupos: o azeite, os frutos secos, as cerejas, o fumeiro, o turismo. 
Penso que todo o esforço e investimento da autarquia resultou. Estamos muito satisfeitos.”


Cerca de 100 expositores marcaram presença no evento, não só com a cereja que foi a rainha da festa, como também com outros produtos típicos da região.

“Nós instalámos um pomar de cerejas em 2014 e fizemos uma técnica de plantação diferente e mais intensiva que nos permite reduzir os custos de colheita e produzir cereja de maior qualidade. Estamos numa fase de instalação de um sistema de coberturas que evita que a cereja tenha rachamento e que tenha tenha um melhor aproveitamento. Já participo nesta festa há cerca de três anos.

Aqui no meu stand tenho tudo que seja selvagem: cogumelos, espargos, ervas aromáticas. Já estou a participar no certame pela segunda vez. 
Eu sou produtor da região e tenho a minha empresa em Alfândega da Fé. Além da alheira, tenho salpicão, chouriça de mel, butelo. Desde que abri a empresa que participo nesta festa, há cerca de dez anos.
Tenho exposto azeite e realizo também provas de azeite, biológico e virgem-extra. Sou de Alfândega da Fé e estou a participar pela primeira vez. O negócio de divulgação corre bem mas em termos de negócio, aqui toda a gente tem azeite e não é muito fácil.”


Uma festa que acontece há 36 anos no concelho de Alfândega da Fé e por onde passaram visitantes de vários pontos do País.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário