quarta-feira, 20 de junho de 2018

ICNF lança aplicação informática para marcar queimas e queimadas

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) desenvolveu uma nova aplicação informática que permite pedir a autorização necessária para a realização de queimadas extensivas e avaliação de queima de amontoados.
O mecanismo pretende assim simplificar e facilitar o acesso aos pedidos e respectivas respostas.

De acordo com Rui Almeida, do ICNF, a necessidade de criar a aplicação surgiu porque as queimadas são uma das principais causas de incêndios no território sendo necessário simplificar o sistema. Agora são três passos para ter autorização para fazer queimas ou queimadas. “Depois de se registarem e de introduzir o tipo de acção, a data e identificação do local, o sistema comunica com a pessoa dando-lhe a indicação se tem ou não condições de a realizar. No caso das queimadas, o sistema obriga a que as câmaras municipais dêem uma autorização, sendo que o processo é facilitado pela aplicação, já que o pedido é encaminhado directamente para os municípios e alguns já aderiram a este projecto”, referiu.

Com base num conjunto de informação como a perigosidade, a meteorologia e o número de incêndios dos últimos dias, o sistema gera uma reposta que identifica as condições de risco para o dia solicitado e informa depois os seus utilizadores por SMS e por email. Rui Almeida explica que a aplicação surge agora devido "à disponibilidade de informação que existe para se puderem realizar estes processos". "Isto é uma aplicação informática que consulta a meteorologia, vai beber a informação do histórico das ocorrências que a Protecção Civil cria nos dias em que vão acontecendo os incêndios e vai buscar a informação da perigosidade", explicou.

O responsável do ICNF admite que muitas das pessoas que realizam estas práticas agrícolas e florestais não têm acesso a email e aplicações em telemóveis, e por isso explica que foi criada também uma linha telefónica de apoio, através do número 808200520, que permite tirar dúvidas e apoiar, bem como realizar o registo na aplicação.

A aplicação desenvolvida em colaboração com a GNR foi lançada este mês e ainda pode ser utilizada até dia 30, sendo as queimas e queimadas proibidas a partir dessa data e até 30 de Setembro, no chamado período crítico de incêndios. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário