sexta-feira, 22 de junho de 2018

Nasceram os lagos do Sabor em Trás-os-Montes!

26JUN18 – 10H30 - PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS - Apresentação à Comunicação Social

Nunca como hoje os territórios de baixa densidade estiveram na ordem do dia, mas as políticas públicas têm dificuldade em acertar e mais ainda em concretizar-se.

Entretanto o interior envelhece e definha e o país aceita-o como uma fatalidade. Mas não é!
O desenvolvimento do interior faz-se com todos, públicos e privados, estado, empresas e pessoas. Faz-se com ações e não com palavras!
Cansados de esperar, os Municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, unidos na Associação de Municípios do Baixo Sabor, resolveram quebrar o isolamento e passar à ação.
É preciso reinventar o que somos e o que temos e oferecê-lo em oportunidades ao país e ao mundo. Esse é o nosso desafio. Por isso, onde outros viram surgir uma albufeira, nós vimos nascer os extraordinários Lagos do Sabor. E sonhamos com o futuro.
As TIC e as novas acessibilidades encurtam distâncias para as nossas paisagens de sonho, para tradições milenares genuínas, para um mundo de sabores e sensações sem paralelo. Um verdadeiro festival dos sentidos que todos procuram e poucos, muito poucos, sabem que está aqui!
Não podemos ficar à espera que nos descubram, por isso resolvemos ir ao Padrão dos Descobrimentos chamar a atenção da Comunicação Social, para que nos ajude a colocar os Lagos recém-nascidos no mapa e na agenda dos portugueses.
Aqui no Baixo Sabor, chegou a hora de viver a vida em “Alta Intensidade!”

Informações
965861567 (Jorge Miranda) jorge.miranda@etnoideia.pt
966224161 (Vitor Sobral) vitor.sobral@torredemoncorvo.pt
O que são os Lagos do Sabor?
São 70 Km de água cristalina, desde a barragem do Baixo Sabor até à foz do Azibo, com grandes lagos, ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um verdadeiro santuário da vida selvagem e oferecem aos visitantes um céu azul e um horizonte de cortar a respiração.

Quem promove?
A Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), foi criada em resultado da construção da barragem do Baixo Sabor com o objetivo promover o desenvolvimento sustentável de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo e capitalizar o potencial endógeno do território, minimizar os impactos da albufeira, aproveitar de forma inovadora os novos lagos que surgiram. Acima de tudo, pretende-se gerar riqueza de forma sustentável e fixar populações jovens numa região em acelerado despovoamento em que as políticas públicas tradicionais não têm logrado reverter este processo regressivo.

O Baixo Sabor precisa de afirmar-se como destino turístico e atrair investidores, assegurada que está a preservação da natureza, havendo a registar a existência de um centro ambiental de excelência e com características únicas - o “CIARA - Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal”. Digno de nota é ainda o fazer no desenvolvimento de um programa de educação ambiental e cidadã para crianças que se materializa pela criação de um imaginário infantil do “País do Sabor”, com personagens representando os municípios e a sua história que promovem aprendizagens e comportamentos ambientalmente responsáveis, interiorização da democracia representativa e cuidados ao nível da proteção civil.

O que está a ser feito?
Perante a dimensão dos lagos muito terá que ser feito e com escala suficiente para atrair investidores e públicos. Por isso, lançamos a marca “Lagos do Sabor” e o projeto “Caminhos do Sabor” com o objetivo de promover a valorização turística do património natural dos Lagos. Nesta fase estão a ser implementadas as seguintes ações:

- Grande Circuito Panorâmico Automóvel do Baixo Sabor com miradouros, parques de merendas, sinalética e conteúdos interpretativos.
- Programa de Educação Ambiental “País do Sabor” com filme de animação, canção Karaoke, máscaras, Passaporte-Guia e materiais pedagógicos do “País do Sabor”.
- Documentário vídeo “Sabor” destinado a difusão nos media e conteúdo televisivo.
- Campanha, nos media e redes sociais, promovendo os Lagos do Sabor em torno de um evento-chave mobilizador: o “Caminhão”.

O que é o Caminhão?
Caminhão – Megacaminhada Fotográfica, é um evento de um dia com múltiplas caminhadas e passeios com diversos graus de dificuldade, distância e duração, passeios TT, circuito BTT, atividades de aventura, visitas culturais, Música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos. O evento termina com uma cadeia humana num pequeno percurso acessível em que será batido o record do Guiness de “Selfies”.

Resumindo, o Caminhão é composto por:
- Caminhadas e outras atividades
- Sabor Food Fest (degustação e venda de produtos endógenos)
- Record do Guiness de “Maior cadeia de Selfies do mundo”.

Transversalmente a toda a iniciativa e comunicação, será veiculada uma mensagem de preservação e prevenção, associando-lhe uma causa agregadora, através da participação das corporações de bombeiros dos quatro municípios que serão beneficiários de um prémio da organização no valor de 2,5 € por cada participante no Record do Guiness batido com sucesso.

O que nos move?
Impactados que fomos pela criação de uma imensa albufeira, queremos e devemos proteger os seus valores naturais, mas não podemos perder nenhuma oportunidade de criação de riqueza sustentável como é o caso da criação de uma oferta turística distintiva, capaz de fazer os públicos citadinos andar um pouco mais para o interior em troca de experiências verdadeiramente únicas, não apenas diferentes, mas verdadeiras e autênticas.

Sabemos que para vencer este desafio o caminho não é fácil, é preciso investir no território e na sua promoção junto do grande público.

Tendo em vista colocar os Lagos do Sabor no mapa organizámos um conjunto de iniciativas de que destacamos o Caminhão e o Record Guinness de Selfies, no dia 4 de Agosto, para o qual endereçámos convite a várias individualidades e figuras públicas. Organizámos ainda, para o próximo dia 26 de Junho, entre as 10h30 e as 11h45, no espaço simbólico do Padrão dos Descobrimentos, uma apresentação dos Lagos do Sabor ao público e à comunicação social com o objetivo de conseguir o seu apoio e chegar ao conhecimento dos portugueses.

Porque é importante o apoio da Comunicação Social?
Os jornalistas têm sido a principal força, em muitos casos a única, que trás ao conhecimento do país as realidades do Portugal profundo. Acreditamos que poderão ser ainda mais, usando o poder dos media como força locomotora do desenvolvimento do interior dando força ao esforço dos municípios, cidadãos e organizações.

Assim, vimos pela presente convidar-vos a estar presentes neste evento, na certeza de que a divulgação pela Comunicação Social será decisiva para o desenvolvimento deste território de baixa densidade, tão esquecido pelas políticas públicas, bem como para a afirmação pública da sua excelência ambiental, paisagística e potencial turístico.

Por isso, para facilitar o acesso dos jornalistas, resolvemos fazer a apresentação pública dos lagos em Lisboa para que todos possam participar.

Contamos com a vossa ajuda nos dia 26 de Junho e 4 de Agosto!

Sem comentários:

Enviar um comentário