sexta-feira, 22 de junho de 2018

Nova Casa Abrigo de Bragança deverá começar a ser construída este Verão

Deverão começar ainda este Verão as obras de uma nova casa abrigo de Bragança. Uma resposta social de longa duração para pessoas vítimas de violência doméstica, que faz muita falta como destaca Alcídio Castanheira, o presidente da Associação de Socorros Mútuos de Bragança, entidade à frente do projecto.
“O processo já se vem arrastando há mais de 6 anos, com a elaboração do projecto, a consignação do terreno por parte do município, depois a aprovação do projecto, a candidatura e isso já está ultrapassado. Esta semana assinamos o contrato com o empreiteiro para iniciar a obra o mais breve possível. No nordeste transmontano quase não temos essa resposta”, adiantou.

O prazo de execução das obras será de 19 meses. Esta é mais uma resposta que se juntará à actual casa abrigo com apenas 5 vagas e ao Centro de Acolhimento de vítimas de violência doméstica emergente, que abriu em Fevereiro, e que tem levado a aumento dos pedidos de apoio, segundo Teresa Fernandes do núcleo de Atendimento à Vítima de Bragança. “Com a abertura da casa de emergência temos tido muito mais solicitações, também na sequência deste movimento cada vez maior de apelo à denúncia, da divulgação dos apoio e protecção que há para as vítimas, efectivamente temos tido um acréscimo ao nível das denúncias e pedidos de acolhimento, apesar de este ano ainda não ter dados estatísticos elaborados e analisados”, adiantou.

Declarações no encontro da rede nacional de apoio à vítima de violência doméstica, que decorre em Bragança desde quarta-feira.

Na abertura da iniciativa esteve, Manuel Albano, delegado regional da CIG, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que destacou a importância da proximidade quando se trata de prevenção e educação nesta matéria.

Este encontro reuniu ao longo de três dias em Bragança 80 técnicos de todo o país que trabalham na área de violência doméstica. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Foto: Santa Casa da Misericírdia de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário