terça-feira, 12 de junho de 2018

O PIQUENICÃO É JÁ NO PRÓXIMO DOMINGO NA SR.ª DA ASSUNÇÃO

Olá familiazinha!

Antes de mais, uma saudação amiga a todos aqueles que nos lêem no estrangeiro, pois comemorámos, no domingo passado, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É muito bom ouvir dizer aos nossos emigrantes que nos escutam em suas casas onde quer que estejam, porque assim é um bocadinho como viverem nas suas terras. O tio Luís, pastor de Moás (Vinhais), disse-nos que agora os pastores andam a dar banho às ovelhas. O facto é que já não me lembro de ter visto as chaminés a fumegar em pleno mês de Junho. Mas, com a bênção dos santos populares não há previsão de mais chuva nos próximos dias.

Quem nos deixou a todos boquiabertos foi a nossa tia Cristina, padeira de Argozelo (Vimioso), quando nos disse que tem uma porca com quatro anos e meio, que já pariu nove vezes e trouxe 18 a 20 leitões de cada vez, sendo que alguns têm de ser criados a biberão com leite de cabra. Esta sim! é uma porca de fazer dinheiro.

Quando eu era criança tive de ser criado pelos meus avós porque a minha mãe era muito doente. Esteve internada durante ano e meio, quando abriu o hospital de Bragança e chegou a pesar 36 quilos.

Esteve despedida dos médicos, o facto é que festejou no passado dia 7 de Junho 78 anos. É caso para dizer “mulher doente, mulher para sempre!”. Penso que a melhor prenda para a minha mãe era ter saúde, porque já fez muitas cadeiras da universidade do sofrimento.

De parabéns também estiveram a ministra dos aniversários, tia Silvina(56), de Vila Seca (Armamar)Maria José (73), das Quintas da Seara (Bragança); Amadeu Rocha (83), de Salsas (Bragança); Manuel António (38), de Vinhais; Leonel Lázaro (44), de Souto da Velha (Torre de Moncorvo); Jéssica Costa (11), de Ervões (Valpaços); Maria do Carmo Azevedo (60), de Penas Roias (Mogadouro); Fernando Rocha Lopes (70), de Salsas (Bragança); Manuel Drulovik (48) de Esturãos (Valpaços); Fátima (81), de Ala (Macedo de Cavaleiros); Delmino Vaz (66), de Grijó de Parada e por fim, a nossa pastora, Maria da Glória, de Vilar Seco (Vimioso) que fez 60 anos e teve a surpresa da presença no seu aniversário de todos os seus filhos emigrados. Que continuemos a poder festejar a vida de todos estes nossos amigos. E agora vamos aos exercícios de aquecimento para o 29.º Piquenicão da nossa família.

É já no próximo Domingo, dia 17 de Junho, que vamos montar a nossa fábrica de fazer amigos no convívio anual que é o 29.º Piquenicão da Família do Tio João, desta vez no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas (Vila Flor), onde regressamos 20 anos depois do 9.º Piquenicão.

Além de muitas pessoas já conhecerem este local, é bom saber que também haverá muitas que nunca imaginaram conhecer tal sítio.

Antigamente eram muitos os autocarros que iam às nossas festas pois os carros próprios eram mais escassos. Agora estamos a contar com cerca de 10 autocarros pois muitas famílias se vão deslocar nos seus carros. Outros haverá que irão em carrinhas táxi. De Tarouca (Viseu) virá o habitual autocarro cheio de gente que nos têm acompanhado, embora agora não nos consigam ouvir diariamente na rádio, mas mesmo assim não perdem a oportunidade de conviver com todos os transmontanos. De Vinhais estarão presentes mais de uma centena e meia de pessoas, além de contarmos com pessoas de concelhos em vários distritos do país.

Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário