terça-feira, 17 de julho de 2018

20.ª Edição do LOMBADA – Festival de Música e Tradição

Palácios prepara-se para acolher a 20.ª Edição do LOMBADA – Festival de Música e Tradição. De 27 a 28 de julho, a organização promete fazer regressar a gastronomia, os trajes tradicionais, a música, as danças, as atividades agrícolas, o convívio e a animação à boa maneira de antigamente, naquele que é o festival tradicional de maior longevidade no distrito e que conta com o apoio do Município de Bragança.
Apresentado à imprensa no dia 16 de julho, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, o LOMBADA apresentou-se com um programa recheado de vários momentos culturais e recreativos, onde atuarão grupos musicais de várias origens (Portugal, Estados Unidos – grupo musical espanhol - e Brasil), todos relacionados com a música tradicional e etnográfica.

Além da já tradicional segada manual e malha tradicional, este ano o programa do LOMBADA conta também com o workshop “Cá se fazem cuscos”.

Os monumentos da região, os museus rurais, o moinho de água e os fornos tradicionais estarão de portas abertas aos visitantes todos os dias do evento, divulgando o património material daquela aldeia, onde haverá também um espaço de exposição e venda de produtos e artesanato.

Durante a tarde de domingo haverá lugar para o 20.º Encontro de Gaiteiros e Tocadores do Nordeste, que estima reunir e fomentar o convívio entre cerca de 50 músicos e amadores.

Este evento é organizado pela Associação Cultural e Ambiental de Palácios e conta com o apoio do Município de Bragança, a União de Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, a Direção Regional de Cultura do Norte e diversas entidades privadas.

CM de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário