quinta-feira, 19 de julho de 2018

A verdadeira “concentração”/Encontro Motard

Com a promessa de regressarem já no próximo ano, reuniram-se em Vila Boa, concelho de Vinhais, cerca de 2500 motards durante dois dias de convívio em clima de festa, marcados, sobretudo, pela arte de “bem saber receber”.
Muito perto das 2500 mil motas circularam por terras de Vinhais, naquele que é já um dos encontros motards mais estimados do interior norte de Portugal pelos amantes das duas rodas. Oriundos de uma diversidade de localidades tão próximas como Chaves e Bragança, mas de outras espalhadas pelos quatro cantos do país, os milhares de motards elogiavam, em Vila Boa, “região do fumeiro e de gente pura e verdadeira”, a organização, o “bem beber” e o “bom comer”, o convívio amigo e, sobretudo, o saber receber. E tão conceituado se tornou este encontro que veio, inclusive, um motard do sul de França propositadamente para marcar presença em Vila Boa, graças, de acordo com o próprio, à consideração que nutre por Hélder do Vale, o presidente da Associação Motard de Vila Boa e o mentor do sucesso por detrás deste evento. “Posso confirmar que vim hoje, arranquei de França às cinco de manhã e cheguei aqui às cinco da tarde”, começou por contar António Dias, vindo diretamente de Bayonne na sua Harley e percorrendo, assim, sozinho, qual lobo solitário, 700 quilómetros. “Vim de mota para ver aqui o nosso presidente deste clube que vai durar muitos anos, merece todo o nosso respeito, pois já fez muito mais em dois anos do que muitos que andam por aí há mais de dez anos”, frisou o motard, nascido em Murça, mas emigrado há quase meio século.

Mas comecemos pelo princípio. Logo no primeiro dia e, apesar de ser sexta-feira 13, o Encontro Motard de Vila Boa não poderia ter começado melhor com o porco no espeto à espera das centenas de motards e uma festa da espuma com dj até altas horas da noite.

No dia seguinte, por volta das 16 horas, teve lugar a já célebre gincana de “cinquentinhas”. E com o calor a tomar todos de assalto, enquanto as cervejas rolavam, já para não falar dos pratos com enchidos e queijo que iam passando gratuitamente entre a multidão, uma oferta da responsabilidade da organização, o final da tarde foi brilhantemente finalizado com a atuação dos irmãos Rebelo. Filipe e Carlos, mestres das acrobacias, em quatro e duas rodas, respetivamente, avançaram pela reta em pleno asfalto dando ao encontro motard o toque que faltava com o espetáculo de freestyle a roubar todas as atenções para si.

Ao jantar, a opinião dos motards era unânime, comida em quantidade e, mais importante, em qualidade, com carne, vinho e fruta de discrição. Depois do manjar dos deuses, o passeio noturno serviu, não só para cumprimentar os habitantes da aldeia num bonito gesto de agradecimento como, também, para ajudar à digestão.

Por volta da meia-noite, o grupo Banda Vaga Nova subiu ao palco, num clima de festa brava, aquecendo as hostes para um dos momentos mais aguardados da noite, o show erótico de striptease que tanto pneu queimou na assistência.

Encontro Motard cobre os vinhaenses de orgulho e destaca-se como um dos melhores do interior norte do país

“Estou muito satisfeito, não contava com tanta gente, passaram-se duas noites espetaculares, as pessoas divertiram-se e, graças a Deus, correu tudo bem”, sustentou o presidente da Associação Motard de Vila Boa, que frisa o “excelente trabalho” e a “ajuda fundamental” dos seus “incansáveis colaboradores”, prometendo continuar com este encontro que já é um êxito reconhecido cá dentro e lá fora. “Vai continuar e com melhores condições porque, para já, são mínimas, mas o caminho é para a frente”, garante Hélder do Vale, mais conhecido entre amigos como Lexinho.

“As pessoas vêm aqui porque já me conhecem de há muitos anos que eu faço as concentrações de norte a sul do país e no estrangeiro”, confidenciou o responsável máximo, recordando o amigo que veio de França e outros que vieram de clubes espalhados pelo território nacional. “É o convívio que a gente vive aqui, o à vontade, o conforto, a amizade, aqui é diferente porque as pessoas aqui sentem-se como se estivessem em sua casa”, descreve Lexinho, destacando, ainda, a importância do ambiente natural que rodeia todo o encontro.  

Também a presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa de Ousilhão, demonstra estar bem ciente da importância deste tipo de eventos que em muito contribui para o desenvolvimento e dinamização das aldeias do interior e, mais importante ainda, para não caírem no esquecimento. “Sem dúvida que estas iniciativas são muito boas, pois promovem a nossa aldeia, já que vem sempre gente de fora, que fica a conhecer Vila Boa e que, depois, regressa nos anos seguintes, mas o principal é mesmo o convívio com os amigos”, sustenta Sónia Afonso, ainda no primeiro ano do seu mandato, mas que já se prepara para o triplicar da população no próximo mês, devido à vaga de emigrantes que regressa às origens para passar as suas “tão merecidas férias” e para viver as festas a 16 de agosto na sua aldeia. Uma altura em que dos 120 residentes, Vila Boa passa a contar com quase 400 habitantes, ainda que a grande maioria, “infelizmente”, esteja só de passagem.

GALERIA FOTOGRÁFICA

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário