quarta-feira, 18 de julho de 2018

Após IPB, “Eu vou amar a minha mulher”

Sobrinho Teixeira foi substituído na presidência do Instituto Politécnico de Bragança, onde estava há 12 anos, por Orlando Rodrigues que apontou como "maior ambição" o contributo que o IPB pretende dar à região.
Decorreu na passada quinta-feira, dia 12 de julho, a cerimónia de tomada de posse do novo presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Presentes no Auditório Dionísio Gonçalves da Escola Superior Agrária, estiveram as mais altas individualidades do distrito de Bragança, entre outras, nacionais e internacionais. Sobrinho Teixeira, presidente cessante, após três mandatos de quatro anos, o máximo permitido por lei, ao leme do Politécnico brigantino, deu lugar ao seu vice-presidente que o acompanhou durante 12 anos. Orlando Afonso Rodrigues é, agora, o novo presidente do IPB para o quadriénio 2018 – 2022.

No seu discurso de despedida, Sobrinho Teixeira aproveitou para “agradecer aos que me estiveram mais próximo, à minha família e, em especial, à minha companheira”, revelando que muitos lhe têm perguntado, questionado o que fará agora, depois do IPB. “Vais para outra galáxia, vais para Lisboa, vais para aqui, vais para ali e eu respondo, simplesmente, eu vou amar a minha mulher”, afirmou o presidente cessante, visivelmente emocionado, conseguindo com esta expressão os mais audíveis aplausos da tarde por parte da plateia, num discurso, significativamente, marcado por um tom melancólico, sentido e nostálgico.

Já o extenso discurso de Orlando Rodrigues foi pautado por um tom mais formal, onde assinalou as numerosas metas que pretende atingir enquanto presidente do Politécnico. Já no final da cerimónia que durou cerca de hora e meia, o responsável esteve à conversa com a Comunicação Social, abordando, resumidamente, alguns dos pontos que irão reger o seu primeiro mandato.

“O Politécnico tem uma dimensão muito importante no contexto nacional, tem sido, de facto, uma instituição pioneira em muitos domínios, temos marcado a liderança no domínio da internacionalização e, sobretudo, na capacitação científica dos institutos politécnicos, portanto, agora a nossa maior ambição é transformar esses grandes ativos que conquistámos, a nossa capacidade científica e a nossa capacidade de internacionalização a favor da nossa região”, assevera Orlando Rodrigues quando questionado pelo Diário de Trás-os-Montes sobre quais serão as suas “grandes ambições” para o quadriénio que se segue. Em suma, trata-se de “promover, ajudar a nossa região, as nossas empresas a inovar, a serem mais competitivas e a desenvolverem-se”, sublinha o recém-eleito presidente.

E como o IPB conta com uma das maiores taxas de desempregados entre os seus alunos diplomados, Orlando Rodrigues promete colmatar esse problema desenvolvendo parcerias de proximidade com as mais diversas empresas e promovendo o empreendedorismo, sobretudo, através do “desenvolvimento de startups, de empresas tecnológicas por parte dos nossos alunos”, garante.

Outra das questões que pretende solucionar tem a ver com as instalações da Escola de Saúde. “Há um projeto, há uma ambição que é ampliar, enfim, um campus de saúde, em torno com a Unidade Local de Saúde e, portanto, na continuidade do nosso campus. É um projeto que tem de ser trabalhado, amadurecido, há muitas parcerias que têm de ser feitas, muitos  problemas que se têm de resolver, mas gostaríamos, na área da saúde, ter um polo importante na nossa região”, confidencia o, agora, mais alto responsável do IPB, não se querendo, para já, comprometer com uma data específica para a concretização do mesmo.

GALERIA FOTOGRÁFICA

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário