quinta-feira, 26 de julho de 2018

Até domingo Ifanes e Paradela recebem mais uma edição do "L Burro i L Gueiteiro"

Ifanes e Paradela, no concelho de Miranda do Douro recebem o Festival «L Burro i L Gueiteiro» até domingo. Um evento cultural que pretende promover a preservação da raça do burro de Miranda e o tocador de gaita-de-foles.
A iniciativa tem um carácter itinerante e acontece em aldeias diferentes de ano para ano, como explica Miguel Nóvoa, presidente da direcção, da AEPGA – Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.

“Este é o único itinerante a nível nacional e talvez a nível europeu. Não é estarmos estáticos num sítio, as pessoas vêm e através do burro e da música tradicional conhecem o território, a cultura e as suas gentes. Além de que em cada ano ser em aldeias diferentes, quando os participantes voltam a uma nova edição no ano a seguir vão conhecer aldeias diferentes e o próprio festival decorre em duas ou três aldeias”, explicou.

São 400 participantes inscritos nas diversas actividades que o festival tem, desde passeios de burro, piqueniques no lameiro, conferências, concertos e até as sestas burriqueiras. São já 16 anos de festival a alertar para a valorização da raça autóctone do burro de Miranda.

“Quando começou há 16 anos, o grande objectivo era evitar a extinção do burro de Miranda, e dos gaiteiros e da música tradicional, porque nessa altura vivia-se uma outra história, uma outra situação, felizmente a situação da extinção iminente inverteu-se e há cada vez mais burros de Miranda e gaiteiros tradicionais e músicos tradicionais, mas sem dúvida hoje em dia é necessário continuar a alertar para valorizar o burro e termos muita atenção com os cuidados básicos”, destacou.

Outro objectivo é abrir horizontes aos jovens, “para que os jovens que cá habitam possam ter oportunidade de desde logo vivenciar outras culturas, abrirem os horizontes e terem oportunidade de conhecer o mundo”, adianta Miguel Nóvoa.

A organização do festival, que acontece até domingo, está a cargo da AEPGA, Galandum Galundaina, Palombar e do Município de Miranda do Douro. 

Escrito por Brigantia
Foto: Cláudia Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário