terça-feira, 31 de julho de 2018

Bragança eleita finalista das 7 Maravilhas à Mesa de Portugal

Bragança foi uma das mesas finalistas que reuniu o consenso de um painel de 77 especialistas neste evento. O nordeste Transmontano destacou-se em iguarias como o folar, o butelo e as casulas, a castanha e o azeite, mas também o património histórico, natural e cultural e eventos da região. As 7 Maravilhas à Mesa estão agora em fase de votação para a seleção de 14 propostas que vão integrar a gala final, que decorre no próximo dia 16 de Setembro, na qual Bragança já conquista o seu lugar.
Bragança é, de entre múltiplas qualidades, sinónimo de um património edificado bem conservado e de uma gastronomia que sabe aliar a elegância da cozinha moderna às suas formas próprias artesanais, que perpetuam a sua autenticidade e genuinidade com sabores ricos e fortes. Desta forma, iguarias como o folar, o butelo e as casulas, a castanha e o azeite, verdadeiros embaixadores da mesa brigantina, assumem a responsabilidade de representar a rica gastronomia da região na candidatura de Bragança a “7 Maravilhas à Mesa”. 

Na Mesa de Bragança, no período da Páscoa, não pode faltar o folar bem cozido e recheado com carnes certificadas da região ou uma panóplia de cogumelos silvestres, colhidos cautelosamente entre pinheiros e giestas. 

Símbolo da gastronomia de Bragança, cada vez com mais destaque, é também o Butelo, sempre acompanhado com as casulas (vagens de feijão secas cozidas em pote de ferro). O Butelo é um excelente exemplo do aproveitamento das partes menos nobres do porco que, depois de envolvidas pela bexiga e pelo buxo e respetiva cura, se transforma num prato de inigualável sabor, acompanhado pelo melhor azeite da região e servido especialmente no Carnaval. 

A acompanhar a soberbos pratos de Bragança está o azeite da região, enriquecido pelo clima, solo e pelas diferentes variedades de azeitona de baixa acidez. Essencial na mesa dos portugueses, também o azeite de Bragança, de qualidade já reconhecida é um excelente embaixador da região. 

A castanha, produto rei de Bragança, muito valorizado economicamente é, cada vez mais um produto aplicado em múltiplas receitas, desde as entradas à sobremesa e de referência na gastronomia de Bragança. De destacar o apetecível pudim ou o afamado ouriço de castanha, verdadeiras tentações. 

A par da viagem pela gastronomia de Bragança é imperativo conhecer também o Património Histórico, Cultural e Natural, como o Castelo de Bragança, um dos mais bem preservados do país, ou a Domus Municipalis exemplar único da arquitetura civil do estilo Românico na Península Ibérica; eventos que afirmam e identificam a região, como é o Carnaval dos Caretos e ainda as experiências únicas os passeios micológicos que permitem observar as muitas variedades de cogumelos existentes no Parque Natural de Montesinho.

Em resumo, um verdadeiro banquete que casa perfeitamente com a natureza de cortar a respiração e a acolhedora hospitalidade brigantina que deixa sempre vontade de voltar ao “Reino Maravilhoso” de Miguel Torga.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário