sexta-feira, 20 de julho de 2018

Comando da GNR de Bragança abriu as portas a mais de 900 crianças

“Transmitir às crianças conceitos de segurança e dar-lhes conselhos que deverão ter em conta no seu dia a dia” é o objetivo do “Open Day” do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Bragança.
A iniciativa anual realizou-se pela terceira vez esta quinta-feira, 19 de Julho, e contou com a participação de cerca de 900 crianças e jovens, que frequentam Ateliers de Tempos Livres (ATL) de Verão, nos concelhos de Bragança e Vinhais.

O comando da GNR de Bragança gostaria de alargar esta atividade a todas as crianças do distrito mas, até ao momento, não foi possível, devido à falta de transporte. “Tentámos que viessem crianças de outros concelhos do distrito, mas não havia capacidade para se transportarem. Vamos tentar que isso seja possível nas próximas edições, mas é uma situação que não depende de nós”, esclareceu o Major Paulo Azevedo, oficial de comunicação e relações públicas do Comando Territorial da GNR de Bragança.

Para as crianças que se puderam deslocar às instalações do comando da GNR, este foi um dia a repetir. “ É muito divertido porque temos experiências novas e ficamos a par daquilo que faz a GNR”, referiu Joana Lopes, de 14 anos.

Das atividades propostas fizeram parte a demonstração de meios de trânsito, do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da equipa de cinotécnica com cães treinados para operações especiais e da patrulha a cavalo. Foi, ainda, montada uma pequena escola de trânsito, onde os mais novos puderam aprender regras e conselhos relacionados com a segurança rodoviária. “Ao transmitir estes conselhos às crianças, estamos também a permitir que elas os transmitam às famílias”, acrescentou o major Paulo Azevedo.

A parte lúdica não foi descurada, tendo sido disponibilizados insufláveis, pinturas faciais de camuflagem e até distribuídas pipocas, ao som de miniconcertos protagonizados por um quinteto de músicos da GNR do Porto.

Os mais pequenos não quiseram abandonar o recinto do comando da GNR sem experimentar todas as atividades. “Pintei a cara, fui buscar pipocas, vi os cavalos, os cães e os músicos”, contou entusiasmado Martim Martins, de 6 anos. Já Catarina Doutel, de 13 anos, acrescentou que foi tudo “muito interessante” mas, questionada sobre a possibilidade de poder vir a ser militar da GNR, a jovem brigantina respondeu que isso, para já, não faz parte dos seus planos, já que lhe parece uma profissão “complicada e perigosa”.

Para Martim, ser militar da GNR ainda é um caso a pensar, pois está convicto ao afirmar “o meu sonho era ser polícia” e apesar de ter apenas 6 anos, reconhece que são “profissões parecidas”.

Enquanto decidem o que querem ser quando forem adultos, cerca de 900 crianças e jovens ocuparam um dia das férias de verão a receber conselhos de segurança, a interagir com os militares da GNR, os seus cães e cavalos, e a tirar selfies com as mascotes da Guarda Nacional Republicana.

Galeria Fotográfica

Fotos e Textos: Sara Geraldes
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário