sexta-feira, 6 de julho de 2018

Dia Internacional das Cooperativas vai ser celebrado em Mirandela

No próximo dia 7 de julho, cooperadores de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional das Cooperativas, este ano subordinada ao tema “Sociedades Sustentáveis através da Cooperação”.
Em Portugal, a cerimónia comemorativa deste dia será coorganizada pela CONFAGRI e pela CONFECOOP, com o apoio da CASES e da Câmara Municipal de Mirandela, e terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela, pelas 14h30. A anfitriã do evento será a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro.

O Dia Internacional das Cooperativas tem como objetivo divulgar o trabalho meritório das cooperativas, destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelo com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e fortalecer e fomentar as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais e nacionais) e organismos internacionais. 

CONFAGRI quer “aumentar a consciência pública sobre a importância das cooperativas”
Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, recorda que o movimento cooperativo em Portugal já conquistou um lugar de grande destaque na Economia Nacional, “segundo dados da última Conta Satélite da Economia Social (referente a 2013) só o setor cooperativo soma 2.117 entidades, que representam cerca de 25 mil empregos e cerca de 490 milhões de euros no VAB nacional. É por isso urgente aumentar a consciência pública sobre a importância das cooperativas, porque este movimento, feito por pessoas e para pessoas, é o que reúne, pelas suas características de proximidade, maior competência para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU que têm como aspiração alcançar sociedades mais sustentáveis, com maior coesão social e menores desequilíbrios económicos e sociais”, conclui.

A Aliança Cooperativa Internacional quer contribuir para “tornar o mundo num lugar melhor“

Nesta ocasião, Ariel Guarco, Presidente da Aliança Cooperativa Internacional salienta “que é possível crescer com democracia, equidade e justiça social; que as nossas sociedades não podem continuar a desperdiçar recursos e a excluir as pessoas; que devemos melhorar o presente e preservar o futuro para as próximas gerações; e que nos orgulhamos de fazer parte deste movimento. Um movimento com valores e princípios. Um movimento comprometido com a justiça social e a sustentabilidade ambiental”. 

Atualmente existem 1,2 mil milhões de cooperadores a nível global. “Não há outro movimento económico, social e político que, em menos de 200 anos, tenha crescido tanto quanto nós. Mas o crescimento não é o mais importante. Nós consumimos, produzimos e usamos os recursos que o planeta nos dá, mas de forma solidária com o meio ambiente e com as comunidades. É por isso que somos um parceiro chave para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, destaca Ariel Guarco.

Pela sua própria natureza, as cooperativas desempenham um papel triplo, como atores económicos, criam oportunidades de emprego, meios de subsistência e geração de rendimento; como empresas centradas nas pessoas com objetivos sociais, contribuem para a igualdade e justiça social e como instituições democráticas, são controladas por seus associados, desempenhando um papel de liderança na sociedade e nas comunidades locais. 

Sobre o Programa A Sessão, de entrada livre mas sujeita a inscrição, contará com a presença do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, Joaquim Barreto, e Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.
in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário