sábado, 14 de julho de 2018

Festival das Migas e do Peixe do Rio regressa a Torre de Moncorvo

A Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo (ACIM) com o apoio do Município de Torre de Moncorvo, organiza mais uma edição do Festival das Migas e do Peixe do Rio, nos dias 20, 21 e 22 de Julho.
Para além das amêndoas cobertas, Torre de Moncorvo é conhecido a nível gastronómico pelas famosas migas e peixes do rio. Esta iguaria é confecionada com os peixes dos rios Douro e Sabor, pescados diariamente na única aldeia piscatória de Trás-os-Montes, a Foz do Sabor, pelos pescadores nos tradicionais barcos rabelos.

A atividade piscatória é ainda o sustento de várias famílias desta freguesia, que durante a noite pescam o peixe, e que logo pela manhã entregam nos restaurantes e vendem à população local.

Os peixinhos do rio podem ser apreciados de diversas formas: fritos, em molho de escabeche, assados ou cozidos em posta, mas sempre acompanhados com as famosas migas de peixe.

Os visitantes podem provar este petisco nos restaurantes aderentes, junto à Foz do Sabor no Restaurante Lameirinho e Primavera, mas também nos restaurantes As Piscinas, The Garden House e O Artur.

A animação decorre na Praia Fluvial da Foz do Sabor, no dia 21 de Julho com o programa Feiras e Festas da Rádio Onda Livre.

Pretende-se com a iniciativa promover os pratos típicos confecionados com as migas e os peixes do rio, ao mesmo tempo que se promove a última aldeia Piscatória de Trás-os-Montes e o idílico espaço de lazer da Praia Fluvial da Foz do Sabor.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário