sábado, 14 de julho de 2018

Festival D’Onor promove tradições e cultura

A aldeia de Rio de Onor, em Bragança, uma das 7 Maravilhas de Portugal, vai ser palco de um novo festival de verão que pretende promover o mundo rural e aproximar os jovens das tradições e cultura. Entre 20 e 22 de julho, estão previstas atividades culturais, experiências gastronómicas e atividades desportivas, culturais e recreativas.
O evento tem como objetivo a dinamização e divulgação do património da aldeia de Rio de Onor, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, no âmbito das aldeias situadas em Áreas Protegidas, estando a sua organização a cargo da Associação Montes de Festa. A 2ª edição Festival D’ONOR decorrerá de 20 a 22 de julho de 2018 e conta com o apoio da população da aldeia, da associação local e de diversas entidades (publicas e privadas) da região. 

Ao longo de três dias, os visitantes poderão desfrutar de paisagens únicas e observação da fauna e flora local, através da realização de atividades desportivas como o Passeio Pedestre Enzonas, no Parque natural de Montesinho, uma das mais emblemáticas Áreas Protegidas da Península Ibérica. Outra atividade a destacar é o Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos, um evento para os amantes dos carros clássicos e desportivos que inicia com um percurso citadino pelo Centro Histórico de Bragança, seguindo em direção à Puebla de Sanábria, terminando o seu percurso na aldeia de Rio de Onor. 

Dentro das atividades culturais, está prevista a Ronda Cultural e das Adegas, composta por momentos musicais e de lazer, com uma visita guiada pela aldeia, onde os habitantes locais serão os protagonistas que acolherão todos os festivaleiros, não só nos espaços comunitários, mas também nas suas adegas particulares. 

A homenagem a Juan Prieto Ximeno será outro dos momentos altos deste evento, onde será dada a conhecer a sua importância como gaiteiro de referência da zona da Alta e Baixa Lombada, em Bragança, procurando perpetuar o seu legado e o seu trabalho musical ao longo dos tempos. Neste sentido, o Festival D’Onor contará com a presença de vários músicos e grupos de gaiteiros (de Portugal e Espanha), que têm Juan Prieto Ximeno como uma inspiração e animarão o evento. 

As noites do Festival D’Onor
Relativamente às atividades recreativas, as noites do festival serão animadas com concertos de música pensadas para todas as faixas etárias, aliando a música tradicional com um estilo mais contemporâneo. Os grupos musicais serão, todos eles, provenientes de Portugal e Espanha. Destaque para o dia 20, em que se realiza a apresentação do livro “Cancioneiro da Gaita-de-Foles”. A prática da gaita-de-fole em Portugal é bastante antiga e o património imaterial musical associado a este instrumento é transversal à história da música portuguesa. Com o objetivo de perpetuar este património, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles, reuniu, nesta publicação, um conjunto de cem temas da tradição gaiteira. De seguida, pelas 22h00 decorrerá o Baile do Gaiteiro, um espaço de convívio entre gaiteiros de toda a região, proporcionando um ambiente festivo como os antigos terreiros de baile, muito comuns em tempos antigos nas aldeias. 

Durante todo o evento, os visitantes poderão ficar instalados no Parque de Campismo Local (onde o camping terá um custo simbólico – das 14h00 do dia 20 às 12h00 do dia 23) ou nas várias unidades hoteleiras rurais e da cidade (a pouco mais de 20 km).
A alimentação será garantida durante todo o festival, onde a gastronomia local promete conquistar todos os festivaleiros, a preços acessíveis. 
A entrada para o Festival é gratuita.

A 2ª Edição do Festival D’Onor prevê atrair um elevado número de turistas a esta região do país e manter o sucesso da edição anterior, em 2017, que contou com a visita de cerca de 5000 pessoas. 

Programa Festival D’Onor 2018:

SEXTA-FEIRA (20/07):
18h30 - Apresentação do Livro: “Cancioneiro da Gaita-de-Foles”
20h00 - Jantar Comunitário
22h00 - Baile do Gaiteiro [Centro da aldeia]
00h00 - DJ Gaiteirinho [Música Tradicional/Contemporânea]

SÁBADO (21/07):
08h00 - Passeio Pedestre Enzonas
13h00 - Almoço comunitário
16h00 - Ronda Cultural e das Adegas
18h00 - Yvette Band
20h30 - Jantar comunitário
21H30 - Tejedor [Música Tradicional]
00h00 - Zíngarus [Música Tradicional/Contemporânea]
01h30 - DJ Kapnoc [DJ Local]

DOMINGO (22/07):
09h00 - II Passeio de Automóveis Clássicos e Desportivos [Saída da Cidade de Bragança, visita
a Puebla de Sanábria e chegada a Rio de Onor]
13h00 - Almoço comunitário
15h00 - Homenagem ao gaiteiro Juan Prieto Ximeno [Grupos de Gaiteiros - Portugal e Espanha]
20h30 - Jantar comunitário [Encerramento]
22h00 - DJ V’Guess [DJ Local]

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário