segunda-feira, 16 de julho de 2018

Festival Terra Transmontana recordou tradições e cultura em Mogadouro

Chegou ontem ao fim mais uma edição do Festival Terra Transmontana em Mogadouro. Durante 3 dia a vila recordou Trindade Coelho, entre tradições e sonoridades folk.
A iniciativa que se realizou pelo 5.º ano consecutivo, contou ainda com apresentações de livros e de teatro, venda de produtos locais, passeios a cavalo e um forte destaque para a gastronomia. Actividades que atraíram muitos visitantes. “Vim do Alentejo com a família, gostamos muito do Norte, particularmente de Trás-os-Montes e viemos porque fomos explorando o que há. Descobrimos que por acaso estavam a decorrer estas festas e é sempre engraçado encontrar estes festivais”, afirmou Joaquina Rosado.

As tascas abertas em casa antigas são uma das principais particularidades do festival.

“Isso é o mais engraçado que tem o festival, uma pessoa vai ver coisas dos nossos antepassados, como eram as casas e instrumentos que pomos para enfeitar, temos livro de Trindade Coelho, candeias capotes, e os petiscos também são tradicionais”, contou André Marcus, que este ano serviu petiscos tradicionais durante o festival.

Este ano o tema do Festival Terra Transmontana foi Trindade Coelho, numa altura em que se assinalavam 110 anos da sua morte. Para o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, são necessárias mais iniciativas para recordar o escritor e jurista.

“Estamos sempre a aprender cada vez que se debate Trindade Coelho. E percebemos que há necessidade de investigarmos o espólio que deixou. Lutou muito para chegar onde chegou, teve dificuldades na vida mas percebemos também que nos deixou um grande legado, que tem de ser muito bem estudado”, adiantou.

O Festival Terra Transmontana em Mogadouro terminou ontem à tarde com um desfile etnográfico. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário