terça-feira, 24 de julho de 2018

II Mercado Artesanal Transfronteiriço, IV Certame “Artistas da Fronteira” e V Encontro Hispano-Luso de Séniores

Villardeciervos, acolhe no próximo sábado 28 de julho cerca de 1.000 pessoas para celebrar o II Mercado Artesanal Transfronteiriço, IV Certame “Artistas da Fronteira” e V Encontro Hispano-Luso de Séniores.
Villardeciervos
Vários grupos de teatro e folclore de mais de 30 localidades espanholas e portuguesas de ambos lados da fronteira, compartilharão uma longa jornada repleta de grandes experiências culturais. 

Mais um ano, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro quer sublinhar a importância deste projeto, através dos seus máximos protagonistas “os nossos idosos”. Esta iniciativa aposta pela promoção e valorização das tradições e costumes rurais, com o objetivo de favorecer a qualidade de vida deste coletivo e fomentar a sua inclusão social. 

Pretende também possibilitar um espaço de encontro e convívio conjunto, dando a conhecer a sabedoria popular destes espaços localizados no âmbito de atuação do AECT Duero-Douro, favorecendo a coesão do território fronteiriço. 

O programa de atividades será levado a cabo em dois locais em simultâneo. O Auditório Municipal acolherá o teatro e as atuações de folclore, música e dança terão lugar no Pavilhão Municipal, lugar contiguo ao espaço onde se encontrarão os expositores do Mercado Artesanal. 

O teatro integrará grupos de séniores de Villardeciervos, Mayalde e Sanzoles, Vitigudino e Torre de Moncorvo. 

As atuações musicais contarão com a participação das localidades e freguesias de Villardeciervos, Mayalde, Sanzoles, Vitigudino, Ferreruela de Tábara, Vezdemarbán, Villar del Buey, Lubián, Remondes, Faramontanos de Tábara, Riofrío de Aliste e Viñas. 

Também participam grupos de séniores provenientes de Carbellino de Sayago, Montamarta, Almaraz de Duero, Boada, Carbajales de Alba, Manzanal de Arriba, Sejas e Pino del Oro, que se somam a esta iniciativa popular como vêm fazendo anualmente, para compartilhar esta experiência e apoiar de perto com a sua presença. 

De forma complementar, o Mercado Artesanal estará representado por uma grande variedade de artesãos de Moralina de Sayago, Moveros, Morales del Vino, Cubo de la Tierra del Vino, Villardeciervos, Freixo de Espada á Cinta, Miranda do Douro, Vinhais, Torre de Moncorvo, Riofrío de Aliste, Villadepera, Morales de Toro e Viñas. 

Pelas 11:00 horas (hora local em Espanha), realizar-se-á a Abertura Oficial da atividade que contará com a presença do Alcalde de Villardeciervos, o Presidente do AECT Duero–Douro e uma variada representação de alcaldes/presidentes e concejales/vereadores dos Ayuntamientos e Juntas de Freguesia participantes, bem como o Diretor Geral do AECT. 

No final da manhã, será oferecida aos cerca de 1000 participantes, uma Grande Paella Popular. Este espaço descontraído permite os participantes conhecerem com maior profundidade as características e peculiaridades dos municípios implicados nesta atividade. 

A jornada terminará por volta das 19:30 horas, momento no qual se dará lugar à despedida dos grupos participantes e entrega de prémios comemorativos, reconhecendo o esforço e compromisso dos grupos envolvidos, já que sem a sua valiosa participação este tipo de projetos culturais não seria possível.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário