terça-feira, 17 de julho de 2018

Macedo de Cavaleiros já recebeu helicóptero Kamov para combate aos incêndios

O Heliporto Municipal de Macedo de Cavaleiros recebeu o helicóptero Kamov Ka-32, uma peça fundamental para o combate aos fogos florestais e que estará estacionado no concelho até ao próximo dia 15 de outubro.
Este helicóptero pesado, fabricado na Rússia com a missão de combater incêndios, é um dos três que a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) coloca no território e que servirá toda a região Norte. As restantes unidades ficaram estacionadas em Loulé, que partilha a base com Santa Comba Dão, e Ferreira do Zêzere. 

O estacionamento da unidade em Macedo de Cavaleiros acontece não só pela localização geográfica e estratégica da cidade, mas também pelo esforço de sensibilização levado a cabo pelo executivo macedense, liderado por Benjamim Rodrigues, junto das autoridades competentes. O risco de incêndio que o concelho apresenta, pela existência de um vasto património florestal a proteger e defender, levou a que o município cedesse o heliporto para acolher o Kamov. Com a aeronave chegou também uma equipa de seis elementos, constituída por técnicos, pilotos e um tradutor, que durante três meses e meio irão permanecer hospedados em Macedo de Cavaleiros. 

O Kamov Ka-32 é um helicóptero de carga pesado, bi-motor, que usa um trem de aterragem tipo triciclo e tem como principal característica a inexistência de rotor de cauda, usando dois rotores principais de três pás rodando em sentidos opostos. Este modelo de aeronave está dotado de excelentes equipamentos de navegação e preparado para voar à noite e com condições meteorológicas adversas, conferindo-lhe o estatuto de um dos melhores helicópteros pesados existentes no mundo, e um dos mais eficazes no combate a incêndios.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário