domingo, 15 de julho de 2018

Matinés de domingo com música no Museu Abade de Baçal de Bragança

Domingos numa versão menos preguiçosa, longe do sofá e da televisão é a proposta do Museu Abade de Baçal de Bragança para este verão, com uma série de concertos em parceria com a promotora Dedos Biónicos.
Stylish Nonsense
Os responsáveis prepararam, como divulgaram hoje, um conjunto de "Matinés ao Domingo" que arrancam este fim de semana, dia 15 de julho, e se prolongam até setembro.

As propostas são tardes de domingo passadas num dos espaços mais aprazíveis da cidade de Bragança, o jardim do Museu Abade de Baçal, com manta de piquenique, miúdos e graúdos.

"Apoderamo-nos da tarde com concertos e 'DJ sets' para nos fazer dançar e agitar os demónios acumulados durante a semana bem como outras atividades para miúdos e graúdos", prometem os promotores.

A primeira tarde, no próximo domingo, será preenchida com o "cartaz eclético e revivalista" do festival sem data, preço e local fixo organizado pela "Dedos Biónicos" há sete anos.

A animação conta com Stylish Nonsense, Alright Gandhi, Albertine Sarges, Duas Semicolcheias Invertidas e Parpar.

A 22 de julho atuam o trio japonês Halletsu com música tribal. A banda toca instrumentos tradicionais, "trazendo os antigos sons do Japão para uma realidade contemporânea".

Segue-se a 29 de julho, Can Cun, a banda de Bruno André Azevedo, Bruno Coelho e Jorge Simões, um trio de Vila Real que se juntou, em 2014, "para desconstruir um imaginário complexo assente em sintetizadores, riffs, ritmos em loop e melodias sonhadoras".

A 12 de agosto chega aos jardins do Museu o músico de Buenos Aires Santiago Córdoba para "interpretar seu conceito a solo "Corso": um caleidoscópio de vários instrumentos de percussão, loops, samples, piano, guitarra".

As "Matinés de Domingo" terminam a 02 de setembro com os Paisiel de João Pais Filipe e Julius Gabriel, "músicos heterodoxos e digressivos, movendo-se livremente entre a música experimental, o jazz, o rock e restantes declinações indecifráveis de novas categorias musicais".

O Museu Abade de Baçal de Bragança é um dos mais conhecidos museus regionais, com um espólio em que se destaca o legado da recolha feita pelo patrono, o Abade de Baçal, sobre as tradições e Cultura do Nordeste transmontano. Nos últimos anos, aquele espaço cultural tem aberto as suas portas a diferentes atividades e iniciativas em parceria com a comunidade local.

A Dedos Biónicos é uma promotora independente de Bragança apostada "em promover e divulgar as culturas emergentes, urbanas e alternativas".

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário