terça-feira, 10 de julho de 2018

Missão Continente atribui prémio de mais de 15 mil euros a projecto da Azimute

"Sementes com Vida" é o nome do projecto que valeu à Azimute, um apoio de quase 15 mil e 600 euros.
A associação que tem como objectivo a organização e promoção de actividades relacionadas com desportos de aventura, juventude, ambiente e cultura, sediada em Portela, Bragança, apresentou este projecto a votação no âmbito da Missão Continente 2017 e esteve entre os 22 premiados a nível nacional. A responsável pelo projecto, Mónica Silva, explica que “o "Sementes com Vida" pretende valorizar as sementes nativas, que passam de geração em geração, que estão adaptadas ao local de origem, ao clima e ao solo e que não estão dependentes de químicos, pesticidas e fertilizantes”.

A concurso estiveram 334 projectos e esta ajuda vai possibilitar a edição de um livro associado ao projecto, segundo avançou o presidente da associação, João Cameira.

"A publicação permitirá, quando fizermos as formações, explicar a importância das sementes", afirmou.

De acordo com Helga Silva, da empresa que promove a Missão Continente, a iniciativa tem como compromisso promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis e por isso presta apoio a estes projectos.

“Tem como compromisso promover o desenvolvimento económico e estruturado, assim como estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, prestando apoio a projectos nas áreas da alimentação saudável, desperdício alimentar e até mesmo na área da inclusão social, sendo estes de cariz local ou nacional ”, referiu.

O projecto "Sementes com Vida" tem ainda como objectivo a recolha, catalogação e preservação de sementes que será feita nas quatro aldeia pedagógicas: Vale Frades e Vilar Seco, em Vimioso, e Portela e Pinela, em Bragança. Serão promovidas acções de formação e capacitação sobre o tema e esta recolha será feita "entre os mestres" destas aldeias que ainda tem as hortas onde reinam estas sementes. 

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário