sexta-feira, 20 de julho de 2018

Número de encaminhamentos para exames complementares com risco de cancro oral é crescente no distrito de Bragança

14,3% das pessoas sujeitas em 2017 a rastreios de diagnóstico precoce de cancro oral no distrito de Bragança, foram encaminhadas para exames complementares.
Números preocupantes e que têm vindo a aumentar de ano para ano, avança António Machado, responsável pela Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro:

“Têm vindo a aumentar substancialmente porque o tabagismo, o alcoolismo e outros hábitos também têm aumentado, o que, consequentemente, faz com que surjam mais casos desta doença.

Isto é preocupante porque estamos acima da média que seria razoável.

No entanto, também nunca houveram ações tão assertivas como há neste momento no que concerne a esta patologia.”

Em 2017, as estatísticas apontavam para uma média de 1500 novos casos de cancro oral por ano em Portugal, com maior incidência nos homens com idades acima dos 45 anos.

No entanto, se esta doença for detetada atempadamente, pode ser facilmente tratada.

Nesse sentido, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APDMH), tem vindo a realizar consultas gratuitas de diagnóstico precoce do Cancro Oral.

Amanhã vão estar presentes no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, e o responsável do núcleo de Bragança deixa ficar o apelo:

“Eu aconselho as pessoas a irem a este tipo de consultas.

Estará lá uma equipa de médicos, inclusive alguns ligados ao Instituto Português de Oncologia (IPO), que, se verificarem algum problema, reúnem e encaminham os casos urgentes para o IPO no prazo máximo de uma semana.”

As consultas de diagnóstico precoce de Cancro Oral tem lugar amanhã das 9h às 13h, e das 15h às 18h no centro de saúde de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário