sexta-feira, 13 de julho de 2018

O Recordar das Tradições: A ceifa e a Malha em Morais

A aldeia de Morais recria, no próximo domingo, 15 de julho, pelo 14º ano consecutivo, a tradição da ceifa e da malha. A iniciativa é da Junta de Freguesia de Morais e conta com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e do Geopark – Terra de Cavaleiros.
Arregaçar as mangas, preparar as foices e mãos ao trabalho. Habitantes de Morais e visitantes juntam-se, de novo, no trabalho comunitário da ceifa e malha, como se fazia noutros tempos. O trabalho da ceifa, do transporte, da malha e todo o convívio e animação em volta desta actividade agrícola secular, será recriado em Morais permitindo aos visitantes assumirem o papel de segadores ou de simples observadores! 

O arranque do evento, com entrada gratuita e aberto ao público em geral, será no sábado, dia 14 de julho, pelas 8h00 com uma caminhada pelo percurso Geológico de Morais. O jantar convívio, organizado pelo Clube Desportivo da União de Caçadores de Morais, está marcado para as 20h30. Pela noite dentro a animação é da responsabilidade do grupo musical “Mascotelos” que prometem uma grande noite de concertinas. 

No domingo, 15 de julho, o dia inicia-se bem cedo, com a concentração na Junta de Freguesia de Morais às 7h00 e o início da ceifa pouco tempo depois no lugar ”do Sobreiro do Raio”. O exigente e esforçado trabalho, é envolvido num ambiente de cantorias populares e de grande convívio. O merecido descanso acontece à hora do almoço tradicional no campo, pelas 9h30. À tarde, depois da sesta dos trabalhadores e da eucarística em memória dos agricultores de Morais, Sobreda e Paradinha, as atenções centram-se na eira, onde se fará a malha do cereal. A animação da malha está a cargo do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário