terça-feira, 17 de julho de 2018

Pinturas em tela da autoria de Sofia Caldeiras para visitar até ao final do mês na Biblioteca de Macedo

Paisagens, rostos, flores, são vários os motivos, pintados em telas, que podem desde ontem ser visitados na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Sofia Caldeiras
A exposição é da autoria de Sofia Caldeiras, de 32, natural da aldeia de Vale Pradinhos, no mesmo concelho.

Sofia é portadora de Osteogénese Imperfeita, um doença congénita incurável que se caracteriza pela fragilidade dos ossos, o que a obriga a estar muito tempo em casa.

E além de uma forma de ajudar a passar o tempo, a autora espera que com as suas obras consiga inspirar mais pessoas a pintar:

“Ajuda-me a ocupar a cabeça e sempre me entretenho a fazer alguma coisa.

Gosto muito de pintar flores e paisagens. Por vezes, falta-me inspiração, mas assim que começo a desenhar, ganho ideias.

Gosto que as pessoas apreciem o meu trabalho e que se inspirem nele para pintar também.

Sinto-me muito bem quando pinto, parece que estou em outro mundo.”

Uma arte que começou quando Sofia tinha vinte e poucos anos, mas que, com o tempo, tem vindo a evoluir:

“Comecei a pintar em folhas de papel. Depois, criei uma página na rede social Facebook e um senhor, entendedor de artes, ficou interessado no meu trabalho e sugeriu que começasse a pintar em telas, pois dessa forma poderia fazer exposições.

Eu aceitei e há um ano que pinto em tela. “

Uma forma de mostrar à população que as limitações nem sempre são impeditivo para se fazer algo de que se gosta. Quem o diz é Elsa Escobar, Vereadora da Cultura do Município de Macedo de Cavaleiros:

“A Sofia é uma artista e o trabalho que desenvolve é pertinente em termos educativos, daí a importância de termos trazido aqui crianças para verem a exposição e assim entenderem que, independentemente das limitações que possamos ter, podemos sempre fazer algo de que gostamos, dando algum prazer visual a quem observa.

Neste altura, há muita gente que vem de férias e passa pela Biblioteca para requisitar livros. Dessa forma acabam também por visitar a exposição, visto que, agora no verão, não temos muitos espetáculos no Centro Cultural porque trazemos a cultura mais para a rua.”

A exposição de pintura de Sofia Caldeiras pode ser visitada até 31 de julho na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário