sexta-feira, 13 de julho de 2018

Saberes Culinários - Butelo, Butelo com Casulas e Butelo com Couve Lombarda Estufada

BUTELO
Ossos das Costelas de Porco; Carne Boa do Porco; Loureiro; Tomilho; Colorau; Vinho Branco; Água. Põe‑se a carne em adobo feito com sal, loureiro, tomilho, vinho branco e água. Fica assim até o líquido secar. Tempera‑se com colorau e tomilho e deixa‑se estar assim três dias. Ao fim desse tempo ensacam‑se as tripas e põem‑se na lareira a secar e fumar.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Natália do Céu Carlos

BUTELO COM CASULAS
Butelos; Casulas. Põem‑se as casulas de molho de um dia para o outro. No dia seguinte coze‑se o butelo e um pote de casulas.
Era comida de Entrudo.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Rosa Tomé

BUTELO COM COUVE LOMBARDA ESTUFADA
1 Butelo; 1 Couve lombarda; 100 gr. de Banha de Porco; 3 Cebolinhas Inteiras; 1 Cravinho; 2 Cenouras; 1 Malagueta; 50 gr. de Presunto; Sal q.b.. Numa panela à parte põe‑se antecipadamente o butelo a cozer. Entretanto faz‑se um refogado com a banha, as cebolinhas inteiras, as cenouras raspadas e cortadas às rodelas, o cravinho, a malagueta e uma pitada de sal. Quando as cebolinhas ganharem cor junta‑se a couve cortada em quatro pedaços e deixa‑se ferver um bocadinho e acrescenta‑se caldo e agrega‑se o presunto cortado aos pedacinhos. Ao ficar tudo cozido, serve‑se a acompanhar o butelo.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria da Glória Fernandes

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários: