quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Animação em Macedo de Cavaleiros não vai parar durante todo o mês de Agosto

Animação no concelho não para durante todo o mês de Agosto, com várias iniciativas da arte à gastronomia, da música à moda. O Jardim 1.º de Maio, junto à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, está em festa durante todo o mês de Agosto.
Um mês em que a população do concelho cresce exponencialmente, quer com a comunidade emigrante que vem de férias, quer com inúmeros turistas que cada vez mais procuram as belezas naturais da região para retemperar forças e descobrir as potencialidades do concelho e da região. 

Mercado de Verão de 9 e 10 de Agosto 
Já na próxima quinta-feira, e durante dois dias, realiza-se a V edição do Mercado de Verão, que este ano terá mais expositores e que conta receber ainda mais visitantes. Durante dois dias, o coração da cidade desperta para a novidade dos sons, dos cheiros, dos paladares, da moda, do artesanato, das danças, entre outras atividades. 

À semelhança de anos anteriores, aguarda-se com grande expectativa o desfile de moda, que acontece já esta quinta-feira, pelas 22h00, depois de uma aula de zumba aberta a todos. Este ano, e pela segunda vez, a passerelle do mercado irá apresentar também propostas de moda masculina que, certamente, trará mais público à iniciativa. 

A grande novidade desta edição é a iniciativa “street food”, com a presença de quatro rulotes gastronómicas, com bifanas, francesinhas, hambúrgueres e gelados. Este ano vai, também, poder cortar o cabelo ou aparar a barbar ao ar livre e personalizar a sua bijuteria. Para os mais novos, a animação faz-se com o grupo Runiskas. 

Na sexta-feira, dia de encerramento, a animação também não faltará, sendo que para este dia o destaque vai para um concerto a cargo da banda ‘Funk You Brass Band’. A entrada em qualquer uma das referidas iniciativas é livre, estando a organização a contar com um aumento significativo de público. 

Desfile de carros clássicos 12 de Agosto 
Como Macedo de Cavaleiros não para, e convém que os carros mais antigos também não, no próximo domingo, dia 12 de agosto, vai também realizar-se o 14.º Passeio de Carros Antigos e Clássicos. A concentração está marcada para as 9.00h, no Parque Municipal de Exposições. Depois de um «mata-bicho», a caravana visita a Adega da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, na Quinta do Lombo, a que se segue um repasto regional. 

Da parte da tarde há uma visita ao Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo, terminando o percurso com uma passagem pelo Azibo, já ao final da tarde. 

Feira de Antiguidades e Velharias de 13 a 15 de Agosto 
De 13 a 15 de agosto, a Praça Agostinho Valente e a Rua Almeida Pessanha recebem a Feira de Antiguidades e Velharias. Uma feira de venda de objetos antigos e usados onde participam artesãos, alfarrabistas e antiquários e onde é possível encontrar antiguidades e velharias, louças e artigos decorativos, livros e artesanato, entre outras opções. 

Música 17 de Agosto 
Ainda no âmbito do «Há Festa na Praça», a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros irá continuar a ‘dar música’ aos munícipes e aos muitos visitantes que nesta altura do ano procuram o concelho. 

Já no dia 17 de Agosto, o som da orquestra ligeira “Fénix Beira-Douro” far-se-á ouvir no centro da cidade. A orquestra, composta por 18 elementos, caracteriza-se por interpretar temas conhecidos do público, de uma forma muito singular, e que abarcam vários estilos musicais. 

Sunset no Azibo e «Há Festa na Aldeia» em 18 de Agosto
No dia 18 a festa transfere-se para a albufeira do Azibo, onde acontecerá a I Edição do “Sunset Azibo”, na Praia da Ribeira. Uma iniciativa de um grupo de jovens do município que conta com o apoio da autarquia. 

Em Talhas, no dia 18, acontece o “Há Festa na Aldeia”, um projeto de desenvolvimento rural dinamizado pela ATA - Associação de Turismo de Aldeia, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Local - Desteque, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o Geopark-Terras de Cavaleiros e com o alto patrocínio da Presidência da República, numa mostra do que de melhor se faz nestes territórios: a descoberta do património, gastronomia, artesanato e música regionais. 

Teatro 20 a 25 de Agosto
De 20 a 25 de agosto, os jovens artistas de Macedo de Cavaleiros (AJAM), promovem um workshop sobre teatro, com apresentação pública do resultado final programado para o último dia, pelas 21.30h na sede desta associação. 

Festival de Música Tradicional 24 de Agosto
Uma semana depois, dia 24, acontece o Festival de Música Tradicional com bandas e intérpretes de diferentes paragens do mundo, divididos entre um palco e animação de rua. Assim, e a dar música aos transeuntes, estará o grupo de Sikuris (Peru-Bolívia), bem como um conjunto de gaiteiros. No palco estarão os ETNOTIKA, vindos dos balcãs, e o momento alto prevê-se que aconteça ao som dos sobejamente conhecidos Galandum Galundaina, de Miranda do Douro. 

Concurso Nacional de Raça Bovina Mirandesa de 24 a 26 de Agosto 
O mês encerra com um evento de caráter nacional: o Concurso Nacional de Raça Bovina Mirandesa, que acontecerá de 24 a 26, no Parque Municipal de Exposições, onde são esperados os melhores exemplares, em várias categorias, da raça mirandesa, oriundos dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário