terça-feira, 14 de agosto de 2018

Antiga escola primária de Pombares passa a ser o Centro Cívico

Foram inauguradas as obras do centro de Convívio de Pombares, concelho de Bragança, no sábado.
A antiga escola primária passou a ser um espaço cívico de apoio à população. O espaço vai ter várias valências, como destaca o presidente da junta da União de Freguesias de Rebordainhos e Pombares, Albino Rodrigues

“O espaço será usado para diversos convívios, também. Vamos alargar a zona de caça de Pombares. As montarias são uma atracção que traz muita gente aqui à região, com 200 caçadores. Sendo este centro uma mais-valia aqui para a população”, refere Albino Rodrigues.  

Para além do espaço remodelado, o que faz falta a Pombares é população jovem. Afonso Rodrigues, natural desta anexa de Rebordainhos refere que se assiste a um contra censo porque as aldeias não têm o essencial: as pessoas.

“O que faz falta às aldeias do interior é população para que ficassem mais vivas.  Verifica-se agora um contra censo. Antigamente havia muita população, mas não existiam infra-estruturas, como o saneamento e as casas que eram de má qualidade para habitar. Agora, existem infra-estruturas e não existe o mais importante que são as pessoas”, destaca Afonso Rodrigues.

O presidente da câmara municipal de Bragança, Hernâni Dias pede que o governo olhe para o problema do envelhecimento do interior e tome medidas para que a pirâmide populacional se inverta: “é necessário que urgentemente se tomem medidas para combater esta situação. Não são problemas que competem às autarquias, mas quem de direito terá que olhar para esta situação do país”.

As obras de requalificação do Centro Cívico custaram 50 mil euros.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário