quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Azeites de Macedo do Mato já valem ouro no Japão

A freguesia de Macedo de Mato, no concelho de Bragança, tem um dos novos azeites nacionais mais premiados dos últimos tempos, já medalhado com ouro no Japão.
Trata-se do Arvólea, que resulta da dedicação de produtores locais que trabalharam muitos anos para certificar os olivais como biológicos. “Com o contributo do IPB conseguiu chegar-se aqui.

Através da seleção dos olivais até à transformação no lagar criou-se este azeite, monovarietal, da oliveira santulhana característica desta região.

Temos outro azeite que mistura a santulhana e a cobrançosa”, explicou Dúlia Batista, em representação da Arvólea, Sociedade Unipessoal Lda, empresa que produz cerca de 30 mil litros de azeite por ano.

Este azeite tem-se imposto no mercado graças à qualidade e à imagem do produto. Na freguesia já existem várias marcas de azeite e foi um dos produtos em destaque na Feira do Azeite e do Pão de Macedo do Mato, realizada no passado domingo, na localidade, onde também se vendia pão, bolos e folares caseiros, fruta da época, enchidos e artesanato.

No total estiveram patentes 18 expositores, dos quais 11 são desta aldeia.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário