terça-feira, 14 de agosto de 2018

Casa do Arcebispo José de Moura vai ser recuperada

O espaço também vai servir para expor peças do Mestre José Rodrigues.
Um espaço ao serviço da cultura e do turismo, é assim que se vai redesenhar a Casa do Arcebispo José de Moura, em Alfândega da Fé.

A recuperação da casa do arcebispo de Braga, entre 1856 a 1876, natural da vila transmontana, já está em andamento e insere-se no Plano de Acção para a Reabilitação Urbana (PARU). Segundo a presidente da câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, o edifício vai servir para acolher "várias peças de arte sacra", assim como peças do Mestre José Rodrigues.

“Nós adquirimos e vamos agora requalificar a casa, no âmbito do PARU. Nesse edifício vamos por várias obras de arte sacra. O município tem um espólio com algum significado  de peças  do Mestre José Rodrigues que vamos expor nessa casa depois de recuperada. É mais uma política cultural que queremos acrescentar a todas estas iniciativas de preservação da memória e do legado do mestre”, destacou Berta Nunes.

A obra vai ao encontro de outras intervenções que o município alfandeguense projectou e tem vindo a efectuar e que têm como objectivo requalificar e dinamizar a sede do concelho. A presidente avança ainda que esta "é uma candidatura que já está aprovada" e que em breve se vai lançar o concurso para a reabilitação.

A candidatura já está aprovada e em breve vamos lançar o concurso da casa do Arcebispo. Durante o próximo ano contamos que essa obra ficará pronta. O investimento será de um milhão de euros na reabilitação do edifício”, acrescentou a autarca alfandeguense.

O arcebispo José de Moura nasceu, em Alfândega da Fé, a 18 de Outubro de 1794 e terá falecido, em Braga, a 27 de Novembro de 1876. Foi ainda bispo de Viseu entre Janeiro de 1846 a Junho de 1856.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário