segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Debate sobre o Douro quer colocar na agenda a Linha Ferroviária da região

A Associação Vale d’Ouro e a Câmara Municipal da Régua anunciaram esta semana que vão promover no próximo dia 15 de setembro a partir das 16h30 no Auditório Municipal da Régua um debate sobre a Linha do Douro com o objetivo de colocar na agenda nacional a exploração da ligação transfronteiriça e chamar a atenção para as oportunidades que esse investimento poderá ter na região.
Debate sobre o Douro quer colocar na agenda a Linha Ferroviária da região
Apesar de diversos estudos elaborados ao longo dos anos confirmarem uma vocação estratégica deste eixo ferroviário para o país e para a península ibérica, no contexto transfronteiriço, a situação da Linha do Douro tem-se vindo a deteriorar e o seu contributo para a economia tem vindo a ser negligenciado. O turismo é hoje uma das fortes vocações desta linha ferroviária mas o potencial deste corredor está muito longe de estar esgotado.

Em causa não está apenas a eletrificação que, de acordo com os planos do governo português, não será em toda a extensão da linha atualmente em serviço, mas também o potencial económico, de desenvolvimento regional e até operacional da rede ferroviária nacional e ibérica que o restabelecimento da ligação transfronteiriça poderia trazer.

Para o debate, a organização convidou um conjunto de especialistas na área dos transportes, da economia e do planeamento regional e urbano oriundos de vários pontos do país e que integrarão um painel responsável por lançar um debate onde se espera que a sociedade civil também participe. Além de estar aberto ao publico em geral, a organização endereçou ainda convites ao governo, autarquias atravessadas pela linha em Portugal e Espanha, entidades públicas e privadas com responsabilidades e interesses na região, operadores ferroviários e gestor da infraestrutura bem como a diversas associações que acompanham a ferrovia em ambos os países.

As inscrições estão abertas até à véspera do evento e poderão ser feitas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário