terça-feira, 14 de agosto de 2018

Dias do Património a norte excedem as expectativas de participação do público

O Castelo de Mogadouro foi “tomado de assalto” pelos muitos participantes na iniciativa “Dias do património a norte”, que teve lugar este sábado.
A iniciativa está a exceder as expectativas da organização, como destaca Elvira Rebelo, da direcção de cultura do Norte, pelo número significativo de interessados: “Para nós os resultados são muito bons. Nós começamos em Arouca, já passamos por Barcelos, Outeiro e hoje estamos em Mogadouro. Este percurso tem sido muito gratificante. Ainda que tudo não possa ter muito espectáculo. Tudo o que acontece aqui resulta de uma profunda ligação das pessoas com os seus monumentos. A iniciativa tem tido muito público e excedido as nossas previsões e expectativas”, contou à Brigantia Elvira Rebelo.

Um dos participantes foi Paulo Carvalho de Mogadouro que quis conhecer mais sobre as raízes e a história do monumento nacional.

No fundo era conhecer mais ao pormenor a nossa história. Sabemos o que temos mas às vezes falham alguns pormenores e por isso decidi participar e enriquecer o meu conhecimento. Por outro lado, sou proprietário de uma loja de turismo e produtos regionais e também queria saber de forma pormenorizada mais informação para dar aos meus visitantes e clientes”, afirmou Paulo Carvalho.

Outra visitante foi Berta Filipe também bastante interessada na história do castelo: “Mostro um grande interesse por toda a história. Eu sei que passaram aqui os Távoras. Venho descobrir esta história e desfrutar aqui do Castelo.

Dias do Património a Norte é um evento em rede promovido pela Direcção Regional de Cultura do Norte, em oito municípios diferentes e leva diversas manifestações culturais ao património, com o objectivo de envolver as comunidades locais. Em Mogadouro, a mostra contou com visitas guiadas, visitas-jogos, peças de teatro, um concerto e ainda uma rota gastronómica com a tradicional sopa das segadas. O próximo monumento a receber a actividade vai ser a Igreja Matriz de Sambade, no concelho de Alfandega da Fé.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário