quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Escrinhos vão ter novo design mais apelativo e contemporâneo

A AZIMUTE (Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente) quer dar uma nova vida aos escrinhos, os cestos típicos do concelho de Vimioso confecionados em materiais naturais.
A associação já pondera trabalhar com um designer que possa fazer uma espécie de renovação dos cestos tradicionais, conferindo-lhe um aspecto mais contemporâneo, novas utilidades e maior atratividade, tanto mais que se tratam de utensílios confecionados em matérias primas naturais, como palha e silva, muito ao gosto dos que querem pôr de parte os materiais sintéticos.
O projeto que está ainda em embrião e surgiu na sequência do alargamento da Aldeia Pedagógica de Portela a mais três localidades, nomeadamente Vilar Seco e Vale de Frades, em Vimioso, e à freguesia de Pinela (Bragança). “Faz-se sempre a mesma coisa com os escrinhos, gostávamos de mudar para lhes dar um novo input de design, algo diferente.
A tradição tem muitos anos e as coisas fizeram-se sempre da mesma maneira e a mesma coisa. Com o mesmo material e a mesma técnica podemos fazer coisas diferentes mais apelativas às necessidades actuais”, explicou João Cameira, presidente da AZIMUTE.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário