sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Exposição:"ESPANÕLES POR EL MUNDO DEL ARTE"

*ESPANÕLES POR EL MUNDO DEL ARTE*

“ Espanhóis por o Mundo da Arte “ é uma Mostra única, que celebra a criação plena de sonhos; em prismas tão distintos como a pintura Surrealista de Alexal – Alejandro Albarrán Garcia e a Escultura Poética de Pedro Espada Rey.

Patente de 14 de Setembro a 12 de Novembro na Casa da Cultura Mirandesa.

Alejandro Albarrán Garcia*
O movimento artístico Surrealista nasceu em Paris na década de 1920, inserido no contexto do que viria a definir o Modernismo - período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud enfatizando o papel do inconsciente na actividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma ARTE que, segundo o movimento, estava a ser destruída pelo racionalismo.
O principal mentor deste movimento é o poeta e crítico André Breton.
A combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente, são as principais características deste diferenciado estilo. Segundo os surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência quotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. René Magritte e Salvador Dali são dois dos seus grandes representantes no campo das artes plásticas.
Alejandro * Alexal, leva-nos numa viagem imaginária de cores e formas à qual é impossível passar indiferente.

Pedro Espada Rey*
Para falar sobre a Escultura de Pedro Espada Rey, estamos directamente ligados à soberba perfeição da Natureza e há liberdade da imaginação.
Pedro cria sem obediência a qualquer corrente artística ou condicionante política e/ou comercial. O seu universo criativo e mitológico nasce dos seus passeios no bosque, do encontro com a natureza e das “”conversas”” solitárias com madeiras e pedras.
Nos variadíssimos temas que aborda, cito a figura humana que esculpe com um primitivismo ibérico, respeitando sempre os materiais que o universo lhe oferece.
Cria com valor, com olhos de menino e mãos de velho maestro da madeira.
Pedro cria num estado de pureza e de emoção plena, ao ponto de transbordar a sua grande sensibilidade para as obras que executa.
A fantasia das suas obras é sonho tornado realidade, cuja contemplação nos leva em viagens inesquecíveis.
CM de Miranda do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário