sábado, 11 de agosto de 2018

"Há Festa na Aldeia" em Talhas nos dias 18 e 19 de agosto

Dias 18 e 19 de Agosto acontece o "Há Festa na Aldeia" em Talhas, Macedo de Cavaleiros. Trata-se de um projecto de dinamização rural de territórios que, pela geografia, foram estrangulados ao longo do tempo.
A ATA - Aldeias de Portugal, em parceria com a CORANE, o Município de Macedo de Cavaleiros, a Junta de Freguesia de Talhas e o Geopark Terras de Cavaleiros são os promotores da iniciativa, que só é possível com o comprometimento de todos.

Tendo em conta a sua localização e as particularidades de cada região, desenhou-se uma iniciativa que permitisse, recuperando os usos e saberes tradicionais, reforçar economicamente estas regiões, promover o emprego e desenvolver o turismo.

Baseada na teoria da Mudança, uma estratégia que coloca os habitantes das aldeias como principais agentes da mudança, são feitas várias formações ao longo do ano para que a promoção do espaço se ligue directamente ao desenvolvimento e capacitação das pessoas.

Durante os festivais Há Festa na Aldeia são apresentados os resultados do trabalho da comunidade.

A marca HFA mostra o que de melhor se faz nestes territórios: a descoberta do património, gastronomia, artesanato e música regionais, a provar que o que é nacional é mesmo bom (sobretudo as pessoas, as que fazem e acontecem, as que visitam e todas as que se entregam em gesto de amor).

O ciclo de festas começou em Junho, em Vilarinho de São Roque(Albergaria a Velha). Depois, Paradela (Miranda do Douro); Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira); Burgo (Felgueiras).

Até Outubro, ainda Há Festa nas aldeias de Ul (Oliveira de Azeméis), Rio de Onor (Bragança) e Castromil (Paredes).

Sem comentários:

Enviar um comentário