quinta-feira, 30 de agosto de 2018

King of Portugal regressa a Vimioso entre 5 e 8 de setembro

Com os motores no redline, a 6ª edição do KOP irá estrear-se no universo da Ultra4 com a 3ª Ronda do Campeonato Europeu de Ultra4 Racing, sendo, ainda, o anfitrião da final do novo Challenge Ibérico NorteX4.
Conscientes do elevado impacto que tem na economia local e de ser uma das principais montras do município, o edil Jorge Fidalgo e o diretor do evento, José Rui Santos, decidiram que o Maxxis Tyres King of Portugal deveria voltar a terras transmontanas. E assim, a 6ª edição de uma prova que é considerada por muitos como sendo o suprassumo do off-road regressa a Vimioso entre os dias 5 e 8 de setembro com a promessa de muitas novidades. Depois de ouvida e reunida a opinião das equipas e dos espetadores, a organização a cargo do Clube NorteX4 resolveu aumentar ainda mais não só o nível competitivo como, também, o próprio espetáculo. 
De tal modo que o programa do King of Portugal 2018 (KOP18) irá incluir mais um dia, quarta-feira, totalmente dedicado a verificações documentais e técnicas, uma vez que o dia 6, quinta-feira, será composto na sua totalidade pelo Prólogo, a decorrer entre as 10 e as 18 horas. O mesmo terá início na aldeia de Campo de Víboras e terminará em Vimioso, no Recinto da Feira do Gado, local onde decorreu nas edições anteriores, contabilizando um total de 16 quilómetros. 
Desta maneira, a organização procura dar a conhecer outras freguesias que, também, desempenham um papel importante num evento que resulta da tentativa de conquistar a dureza dos trilhos dos planaltos transmontanos de Vimioso.
À imagem do que sucedeu na edição de 2017, voltarão a existir dois percursos distintos. Assim, na sexta-feira terá lugar um percurso mais rápido, que irá crescer para os 40 quilómetros e que será percorrido 6 vezes pela Classe Unlimited, 5 por Legend, 4 por Modified, 4 por Stock e 3 por UTV. Já no sábado, haverá um percurso recheado de Rock Crawling com passagem em todas as zonas espetáculo, incluindo a Pedreira, a Cobra, a Tartaruga e os Ovos de Dinossauro com 25 quilómetros. O número de voltas por classe repetir-se-á.

“Mais do que uma prova, o KOP18 é um verdadeiro teste à força motriz dos veículos, um teste aos motores, um teste aos pneus, um teste às transmissões, um teste aos pilotos. Um teste à destreza, à rapidez, ao calculismo e à inteligência”

De sublinhar que, nesta 6ª edição, o KOP será uma estreia no universo de Ultra4 com a 3ª Ronda do Campeonato Europeu de Ultra4 Racing, que teve início em França no mês de maio e passou por Inglaterra em junho, terminando, depois de Portugal, em outubro na Alemanha em Outubro. Não menos importante, de frisar que o King of Portugal será, ainda, o palco da final do novo Challenge Ibérico NorteX4 que teve início nos Arcos de Valdevez, passando, depois, por Sarria, em Espanha. As inscrições no KOP foram limitadas a 60 equipas, tendo aberto no mês de Janeiro com um valor reduzido, mantido até 31 de Maio, data em que o valor foi alterado.

Recorde-se que KOP nasceu em Portugal perante um desafio de Dave Cole, mentor do King of The Hammers, prova norte-americana que nasceu há oito anos num pedaço de deserto no leste da Califórnia quando 13 amigos se juntaram para fazer um fim-de-semana diferente a troco de um “six-pack” (embalagem de seis cervejas em lata), criando, inadvertidamente, “uma das maiores e mais duras corridas de Off-Road do mundo”.

Em Portugal, a prova tem o mesmo formato, sendo realizada sob a licença da marca King of The Hammers com os mesmos critérios de construção de carros e dureza do deserto do Mojave na Califórnia.


PROGRAMA KING OF PORTUGAL SETEMBRO 2018

05 QUARTA
10h00 - Início das verificações documentais e técnicas 16h00 - Fim das verificações documentais e técnicas 17h30 - Briefing equipas

06 QUINTA
09h00 - Alinhamento dos carros de prova no Estádio Municipal 09h30 - Saída dos Carros de prova para o circuito do PRÓLOGO 10h00 - Início do prólogo 15h00 - Fim do prólogo 18h30 - Briefing equipas

07 SEXTA
09h00 - Alinhamento dos carros de prova no Estádio Municipal 09h30 - Saída dos carros de prova para a PEDREIRA 10h00 - Início da prova 18h00 - Fim da prova

08 SÁBADO
09h00 - Alinhamento dos carros de prova no Estádio Municipal 09h30 - Saída dos carros de prova para a PEDREIRA 10h00 - Início da prova 18h00 - Fim da prova 21h30 - Jantar e entrega de prémios.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário