segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Médico vai às aldeias e combate a solidão em Bragança

Psicogeriatra reformado desloca-se às freguesias em dias estipulados.
Miranda de Oliveira, já reformado, atende os doentes nas
instalações de 10 Juntas de Freguesia do concelho de Vinhais
O médico está agora mais perto das populações de várias localidades de Vinhais.
Em dias estipulados, os cidadãos deslocam-se a uma das dez juntas de freguesia do concelho onde o médico Miranda de Oliveira, natural de Rebordelo está disponível para os atender. "É a primeira vez que eu venho. Precisava de uma receita e aproveitei. Fica mais perto, senão tinha que ir a Vinhais numa carreira. 
Às vezes, despacho-me mesmo em cima da hora do transporte. Se tiver que ir a Bragança, já só consigo voltar para casa à noite", contou Maria Janete Fernandes, em Vale das Fontes. 
Marina Dias já é ‘cliente’ habitual. "Dá-me jeito e é uma coisa muito boa. Poupa-nos em tudo. Se estivermos pior, vamos de táxi às Urgências de Mirandela", referiu. 
Depois de vários anos no Brasil e 11 de reforma, o piscogeriatra Miranda de Oliveira aceitou o desafio, "por causa da dificuldade de aproximação aos centros de saúde e dos hospitais a pessoas normalmente idosas". "Não há transportes públicos adequados e, aqui no concelho, a relação entre tempo e distância é muito acentuada", indicou ao CM. Relembra, no entanto, que não substitui um médico de família. "O papel do psicogeriatra é cuidar e não curar", acrescentou. 
O médico passa receitas, mede a tensão arterial, vai a casa dos cidadãos quando é preciso e, ao mesmo tempo, combate outra ‘doença’. "Não há pessoas novas para cuidarem de nós. E então aparece uma tal de solidão, uma companhia ruim e que pode trazer doenças do foro psicológico. Tento ajudar nesse aspeto. 
Agora, só falta haver também um terapeuta ocupacional", afirmou.

Tânia Rei
Correio da Manhã

3 comentários:

  1. Felicito o referido médico e seria bom que outros seguissem as suas «pegadas»; afinal ainda há gente boa..

    ResponderEliminar
  2. Lemos a notícia no Jornal de Notícias, cujo erro com a foto foi no dia seguinte corrigido. Queria cumprimentar esse gesto tão nobre do Médico. Tentei falar com uma das suas Irmãs, minha Amiga, mas não consegui. Encontrei, entretanto, este Blog e aproveito para dizer como estas atitudes me deixam Feliz! Parabéns ao Dr. e Amigo Tomané. Desejo muito que o seu Acto Nobre nunca seja esquecido. Saúde e Felicidade são os meus Votos Sinceros. É um Exemplo de Verdadeiro Médico e de Verdadeiro Cristão. Um Abraço com Amizade. Maria Salomé

    ResponderEliminar
  3. Antonio Manoel foi meu colega de turma na Faculdade de Medicina da UFRJ. Colega dedicado ao estudo, tornou-se um grande profissional! Estive em Rebordelo na casa dos seus pais em 1975, onde fui recebido como um principe. Linda e farta mesa de natal. Rebordelo ficou guardada em minha memoria pela hospitalidade de seu povo e a beleza rural em seu entorno. Em breve pretendo revisitar essa linda regiao!!! Pedro Chequer

    ResponderEliminar