terça-feira, 28 de agosto de 2018

Município Macedense vai apostar na construção de duas ciclovias: uma urbana e uma turística

O principal objetivo é aliar o turismo à deslocação em bicicleta, criando também, através da ciclovia turística, uma ligação entre os limites do concelho de Mirandela e do concelho de Bragança, como explica Pedro Mascarenhas, vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo:
“Temos uma ciclovia urbana, o chamado projeto “bicity”, que tem como finalidade, servir em termos de deslocação urbana e fomentar a utilização da bicicleta para as pessoas se deslocarem dentro da cidade. Há uma parte que apanha a antiga rotunda do camelo até à caseta de Castelãos, e irá entrar pela malha urbana dentro.

Depois, a ciclovia que todos conhecemos, que tem fins turísticos, vem desde o limite com o concelho de Mirandela e vai até ao limite do concelho de Bragança, esperando nós também que, depois, os nossos vizinhos façam também a parte deles, de forma a termos uma ciclovia que vai desde a cidade de Bragança, que é o fim ou início da linha de caminho-de-ferro, até Carvalhais, podendo ficar assim com uma ligação por bicicleta.” 

Uma forma de usar bicicleta com mais segurança e num piso com boas condições, acrescenta ainda Pedro Mascarenhas:

“Também é uma forma de fomentar a utilização da bicicleta. Nem toda a gente gosta ou tem o à vontade de ir fazer BTT no monte, por caminhos que não estão vigiados; mesmo para crianças e pessoas que não têm uma disponibilidade física tão grande, e uma vez que essa ciclovia vai ter uma inclinação muito ligeira, será um sítio ideal para essas pessoas fazerem desporto e passearem.

Queremos que haja cada vez mais pessoas nos nossos arredores.”

A ciclovia urbana está inserida numa candidatura ao PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), e vai ser aprovada na próxima reunião de câmara. Já a ciclovia turística advém de uma candidatura ao turismo, tem já projeto e candidatura aprovada e vai a concurso dentro de um mês, aproximadamente.

Cada um dos projetos tem um custo de meio milhão de euros, ficando a cargo da Câmara Municipal cerca de 15% do valor total.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário