terça-feira, 14 de agosto de 2018

Nós Transmontanos, Sefarditas e Marranos - ANTÓNIO JÚLIO ANDRADE / MARIA FERNANDA GUIMARÃES - JOSEPH (DAVID) ANTÓNIO PINTO (N. CÓTIMOS, 1647)

Na década de 1640 a inquisição lançou em Torre de Moncorvo aquela que seria a última grande operação de limpeza da heresia judaica e o início da decadência da “capital de Trás-os-Montes”, com a fuga de gente e capitais do elemento mais dinâmico e empreendedor da sua população.
Entre as famílias que abandonaram a terra, contou-se a de António Rodrigues Pinto, mercador e sua mulher Violante Rodrigues, com os seus 4 filhos e 2 filhas, que foram fixar residência na cidade da Guarda.

Uma das filhas, batizada por 1625, em Torre de Moncorvo, com o nome de Branca Rodrigues, casou na Guarda com Francisco Mendes Paredes, surrador e curtidor. Ambos viriam a ser presos pela inquisição, ao início da década de 1660.(1) Um dos filhos do casal chamou-se Belchior Mendes, o qual tinha 20 anos quando os pais foram presos e ele decidiu ir apresentar-se na inquisição de Coimbra, saindo penitenciado no auto-da-fé de 5.2.1668.(2) Mais adiante voltaremos a falar dele.

Um dos filhos de António e Violante dava pelo nome de Jorge Pinto. Foi casar a Cótimos, termo de Trancoso, com Beatriz Gonçalves. Em Cótimos residiram uns 9/10 anos e ali lhe nasceram 2 filhos: Luís, o mais velho e António. Este, batizado em 14.3.1647, adotaria o nome de Joseph António, uns 10 anos mais tarde, ao ser crismado em Málaga, terra para onde os pais e outros familiares se abalaram, por 1650, certamente fugindo da inquisição.

Fugidos do leão, foram cair nas garras do urso – como usa dizer-se. Com efeito, instalados em Málaga, foram levados para os cárceres da inquisição de Granada o pai e o avô, António Rodrigues Pinto. Por 1659, depois de saírem penitenciados e cumprirem a penitência, o avô e o tio Manuel Pinto terão regressado a Portugal.

Jorge Pinto e Brites Gonçalves, ao contrário, pegaram nos filhos e numa criada portuguesa que tinham e foram-se a Cádis e Alicante onde embarcaram em uma nau(3) com destino à cidade italiana de Livorno, sendo hospedados à chegada, em casa de Daniel e Jacob França,(4) com eles aparentados. Ali aderiram publicamente ao judaísmo, fazendo-se circuncidar e tomando nomes judeus: Isaac Israel Pinto, o pai; Sara Pinto, a mãe; Jacob Pinto, o irmão e David Pinto, o nosso biografado, que então andaria nos 12 anos.

É muito completa a descrição daquela cerimónia, que ele fez mais tarde, perante os inquisidores, bem como das orações, jejuns e frequência da sinagoga. Aliás, ele revelava uma boa instrução, sabendo ler e escrever em português, espanhol, francês e italiano.

Entretanto, o irmão atingiu a maioridade e dirigiu-se para o norte de África, a comerciar, estabelecendo-se na cidade de Tetuão. Certamente trabalhavam em rede, como era geral entre os da nação e, sendo já casado, deixou a mulher em Livorno a tomar conta da casa. E David, quando chegou aos 18 anos, seria mandado pelos pais a ter com o irmão, com ele assistindo em Tetuão uns 3 meses. Ali se apresentava como judeu, frequentando a sinagoga, se bem que “não andava de traje, como não costumam mudar os que vão só a negociar”.

Por ordem do irmão, dirigiu-se a Espanha, a cobrar um vale de 8 500 réis em Antequera e a comprar fazendas que enviaria para Tetuão. Talvez para melhor se movimentar num país que perseguia os judeus, David Pinto decidiu apresentar-se na inquisição de Sevilha dizendo que era judeu e vinha fugindo de seu pai e irmão, o qual “dissera que gastaria sua vida e fazenda para o matar, pelo propósito que tinha” de se tornar cristão.

Apresentado em 8.1.1670, contaria algumas pequenas mentiras, dizendo, nomeadamente, que se criara em Lisboa, que seu pai se chamava Jorge Saldanha Pinto e seu irmão era Don Luís Saldanha y Pinto. Em Sevilha travaria amizade com Don Henrique de La Torre, capitão de uma companhia de tropas estacionada em Mansilha, 5 léguas de Sevilha, certamente originário de uma família de Torre de Moncorvo, pois que o tratava por parente.

Pensaria que a inquisição o mandava logo batizar e lhe passava um salvo-conduto para se movimentar por Espanha. Mandaram, porém, que aguardasse e que não saísse da cidade. Demorando já uns 9 meses a decisão dos inquisidores, Joseph deixou Sevilha e foi-se a Madrid, dali seguindo para a Guarda. Ficaria hospedado em casa de seu primo Belchior Mendes, curtidor, de que atrás se falou.

Da Guarda foi para Lisboa, alojando-se numa estalagem ao Beco das Comédias, certamente com intenção de embarcar dali para Tetuão. Foi a sua desgraça. É que, entretanto, a inquisição de Sevilha mandou um relatório do caso para a sua congénere de Lisboa. E nesta cidade ele encontrou-se com dois negociantes originários da Arménia, seus conhecidos de Tetuão, que não tiveram quaisquer rebuços em denunciá-lo na inquisição, se bem que ignorassem o seu nome. Entre outras coisas, um deles, chamado Jacome Assucar, disse:

— Vindo a esta cidade ele denunciante viu nela o dito Fulano Pinto, o qual lhe falou e perguntou como ficara o seu irmão, Jacob Pinto. E ele lhe deu novas como o vira há perto de 2 meses, em Tetuão. E perguntando-lhe onde vivia, ele lhe respondeu que era junto onde faziam as comédias. Mas depois, ao outro dia, lhe disse que tinha tomado outra pousada, sem dizer aonde, tendo ele denunciante deduzindo que andava com receio de ser conhecido, porque nesta cidade não se trata como judeu público, antes o encobre. E anda vestido com uma capa de barregana, de cor cinzenta, forrada de baeta e uma casaca que não lhe lembra de que cor e chapéu branco.(5)

Idêntico testemunho foi dado pelo outro mercador arménio, companheiro daquele, que particularizou:

— Haverá um mês e meio que, vindo a esta cidade, viu nela o dito moço irmão de Jacob Pinto e em razão do conhecimento que tinha com ele em Tetuão, falou com ele muitas vezes e o levou a sua casa algumas vezes, e ele testemunha lhe perguntou como se atrevera a vir a esta terra sendo judeu. E o dito moço disse (…) que se aqui soubessem que ele era judeu, havia de dizer que era filho de pai judeu e que se queria fazer católico…

Ficava muito complicado o problema daquele homem de 23 anos, pois logo a inquisição o prendeu. No decurso do processo muita coisa teve de esclarecer mas, para nós, o mais importante são as informações que ele deu sobre outros marranos Trasmontanos, especialmente de Torre de Moncorvo, que ele conheceu em Livorno e Florença, vivendo como judeus assumidos.

Preso em Agosto de 1670, prolongou-se a sua estadia nas celas do santo ofício de Lisboa até dezembro de 1674, saindo condenado a 3 anos de degredo para o Brasil “e usará hábito penitencial por cima dos seus vestidos”.

Não estava, porém, em condições de viajar. Os 40 meses em que esteve metido nos cárceres, “durante os quais padeceu as doenças que são notórias e por sua matéria ficou arruinado de saúde” e o tormento que lhe deram (um trato esperto e outro corrido) deixou-o tolhido de braços e mãos e “para se vestir e calçar, lho faz qualquer preso, por amor de Deus”.

Assim, em Janeiro de 1674, requereu que lhe dessem licença para se ir curar. Foi-lhe concedida mas, “dando fiança segura e abonada”.

Como haveria de dar fiança e pagar aos médicos, se até para comer tinha de recorrer à misericórdia? Pediu, por isso que o recolhessem na enfermaria do Hospital de Todos os Santos. Pouca esperança de cura do “tolhimento de braços e mãos” lhe restava e, desesperado, dizia que era “melhor que o embarcassem nas naus e no mar morra de doença, que de fome em terra”.

Decidiram então os inquisidores mandá-lo cumprir a pena de desterro em Almeida. Certamente algum parente ou amigo, de Torre de Moncorvo ou da Guarda o haveria de ajudar.

António Júlio Andrade / Maria Fernanda Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário