quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ontem decorreu a celebração da Festa de Santa Maria do Sardão

É também na cidadela de Bragança que, há 17 anos, a dia 15 de Agosto, se assinala o dia da freguesia de Santa Maria através da padroeira, Santa Maria do Sardão. 
Apesar de há cinco anos esta se ter unificado às freguesias da Sé e Meixedo, o presidente desta união de freguesias em questão, Telmo Afonso, destaca a continuação da celebração deste dia.

“Temos a união de freguesias que incorpora estas três freguesias Santa Maria, Sé e Meixedo. A Santa Maria do Sardão já vem do tempo das juntas de paróquias que deu depois lugar às juntas de freguesias e é importante que se continue a celebrar esta festa”, destacou Telmo Afonso.

A igreja de Santa Maria, construída no século XVII, ergue-se dentro das muralhas que separam a cidadela do resto da cidade e acolhe, anualmente, diversas pessoas para prestar homenagem à santa.

“Veio muita gente a esta festa”, disse o presidente da união de freguesias Santa Maria, Sé e Meixedo.

A santa está ligada a uma lenda popular que diz que esta terá sido descoberta após a expulsão dos muçulmanos, entre uns penhascos povoados por sardões à confluência dos rios Fervença e Sabor. A freguesia da Sé é celebrada no dia de São João, já a de Meixedo, é, anualmente, comemorada no dia de Santo André.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário