segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Quarteto Em Si | Igreja de Santa Eufémia, Lavandeira

Quarteto Em Si 
Discretos, gestos suaves e modo delicado, dois violinos, uma viola e um violoncelo entram na sala e apresentam-se.Os músicos afagam os instrumentos numa atitude mais maternal do que seria suposto. Sabem para o que vão e estão dispostos a enfeitiçar todos os presentes propondo-lhes sons que se desenharão sobre o quotidiano dos seus sonhos. 
O quarteto “Em Si”, propõe-se evidenciar a ideia de que a música erudita pode e deve estar próxima de todos aqueles que consideram a música “Em Si” uma força de expressão, contemplação e sensibilidade. Para isso faz desfilar, nas suas apresentações públicas, um reportório muito apelativo rodeado de pequenas peripécias que contribuem para o quebrar de barreiras “elitistas” que normalmente afastam o público destas manifestações artísticas. Ouvido o quarteto, memorizado o seu reportório resta-nos saborear a Música como se ela não fosse mais do que uma consequência inevitável da mente criadora do Homem. 
Violinos: Carlos Pinto da Costa e Tiago Afonso
Viola d’arco: Hugo Diogo
Violoncelo: João Pinto da Costa
Igreja de Santa Eufémia

A Igreja de Santa Eufémia, situada na freguesia da Lavandeira, está classificada como imóvel de interesse público. É um templo seiscentista, de planta alongada antecedido por um alpendre suportado por 12 colunas toscanas. 
O seu portal de padieira recta está enquadrado por duas pilastras toscanas e é coroado por um frontão. A torre sineira foi adossada ao lado direito da fachada é composta por dois pisos. Mas o esplendor máximo deste espaço está no seu interior que foi ricamente decorado em estilo barroco. Conserva um tecto em falsa abóboda com caixotões pintados representando na nave cenas da vida de Cristo e da Virgem e na capela-mor uma Árvore de Jessé. 
As paredes da igreja encontram-se forradas com frescos pintados a azul e branco representando cenas bíblicas.

Quarteto Em Si 
15 de setembro de 2018
17.00 horas
Igreja de Santa Eufémia, Lavandeira, Carrazeda de Ansiães 
ENTRADA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário