segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Ritmos de uma volta ao mundo apresentados em Alfândega da Fé

Festival internacional, que regressa a terras de Alfândega da Fé pelo nono ano consecutivo, promove manifestações artísticas tão distintas como a música, a expressão dramática, o artesanato e, inclusive, a gastronomia.
O Festival Sete Sóis Sete Luas (7S7L) retorna no final do verão a Alfândega da Fé com a promessa, segundo o executivo, de “todos deliciar com a sua multiplicidade de culturas”. Apesar de este festival internacional marcar presença pelo 9º ano consecutivo em Alfândega da Fé, a verdade é que há já 26 anos que o 7S7L promove o encontro intercultural de manifestações artísticas tão eclética como a música, a expressão dramática, o artesanato e, inclusivamente, a gastronomia.

De sublinhar que nos dias 7 e 14 de Setembro terão lugar no Largo São Sebastião da vila transmontana os espetáculos, considerados o ponto mais alto da edição de 2018 do festival.

Assim, no dia 7 a abertura acontecerá com “Triplette”, um espetáculo de circo dedicado aos “loucos anos 30” e ao circo daquela época com três acrobatas vindos de França, que atuarão num trapézio fixado a 7 metros do chão. Após este espetáculo recheado de acrobacias “de tirar o fôlego”, cinco músicos oriundos de várias culturas musicais enraizadas nos países da Rede Sete Sóis Sete Luas subirão ao palco com o auspício tácito de um fascínio próprio dos países que representam. Intitulado “Estrelas 7Sóis”, o quinteto conta com um longo e sedutor percurso que visita a música popular portuguesa, os ritmos de Cabo Verde, as melodias do mundo árabe e da encantadora Ilha Reunião. Será a estreia nacional de uma produção original e de créditos firmados do próprio festival.

Já no dia 14, Alfândega da Fé apresenta Santo Antão 7Sóis Band. Uma produção inédita do Festival Sete Sóis Sete Luas que conta com a participação de cinco prestigiados músicos da Ilha de Santo Antão, dirigidos pelo mestre italiano Mário Incudine, com um reportório que harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na extensa cultura da Ilha de Santo Antão. Os sons de Cabo Verde irão invadir, no bom sentido, Trás-os-Montes com ritmos e melodias crioulas.

O executivo alfandeguense, na pessoa da sua presidente, Berta Nunes, depois de abrir o apetite com o programa do festival, lança o desafio, completado por um convite: “venha despedir-se do verão, ao som do Sete Sóis Sete Luas nos dias 7 e 14 de setembro, no Largo São Sebastião, junto à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues”.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário