terça-feira, 7 de agosto de 2018

Saberes Culinários - galo no Pote, Frango Estufado no Pote, Frango Frito e Galinha Entreassada

GALO NO POTE
Galo; Cebola; Alho; Azeite; Sal; Salsa; Louro; Pimenta. Amanha‑se o galo. No pote põe‑se azeite, cebola, alho e tomate alourar. Mal a cebola fique loura junta‑se o galo partido aos bocados a estufar. Tempera‑se com sal, salsa, louro e pimenta.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Lucinda Morais


FRANGO ESTUFADO NO POTE
Frango; Azeite; Cebola; Colorau; Louro; Sal; Água q.b.. Põe‑se um pote ao lume com azeite e cebola a alourar. Depois acrescenta‑se o frango cortado aos bocados com uma pitada de sal, outra de colorau e uma folha de loureiro e água q.b.. Deixa‑se apurar. Acompanha com batata cozida e salada.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Idalina Aurora Santos

FRANGO FRITO
Frango; Alho; Loureiro; Limão; Azeite.
Na noite do dia anterior corta‑se o frango e tempera‑se com alho, loureiro, sal e sumo de limão. No dia seguinte frita‑se em azeite. Come‑se frio. Levava‑se como merenda para festas e romarias.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Dionor Fernandes Pinto

GALINHA ENTREASSADA
Galinha; Arroz; Batatas; Pingo ou Banha; Pimento Doce; Sal. Com uma galinha, a Mãe, confecionava três pratos.
Primeiro cozia a galinha e fazia canja. Depois com os miúdos e as asas fazia arroz. Por fim à galinha botava‑lhe um bocadinho de sal, untava‑a com banha de porco ou pingo dos rijões do lombo, alho e pimento doce. Assim preparada punha‑a a tostar, a entre assar, uma vez que já estava cozida, numa grelha ou num espeto. Acompanha com batata frita em azeite ou pingo.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Olema Gonçalves

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário