sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Saberes Culinários - Leitão Assado, Leitão Assado em Forno de Pão e Leitão Recheado

LEITÃO ASSADO
Leitão; Azeite; Alho; Pimento Doce; Piripiri; Vinho Branco; Sal. Amanha‑se e lava‑se o leitão. Põe‑se numa marinada feita com piripiri, pimento doce, alho, sal e vinho branco.
Assim fica durante algum tempo. Antes de ir ao forno unta‑se com uma massa feita com azeite e alho. O forno de lenha está quente quando a padinheira está roxa.

Receita cedida pela Sr.ª Dona Emília dos Anjos Afonso

LEITÃO ASSADO EM FORNO DE PÃO
Leitão; Alho; Sal; Limão. Amanha‑se o leitão, retiram‑ se os miúdos e tempera‑se com alho e limão e sal deixa‑se assim, no tabuleiro, de um dia para o outro. Leva‑se ‑se no forno a lenha a assar. Aloura‑se de um lado, vira‑se e aloura‑se do outro lado. Ao mesmo tempo assam‑se batatas noutro tabuleiro.

Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Clarisse Rodrigues

LEITÃO RECHEADO
Leitão; Chouriço; Cebola; Alho; Louro; Malagueta; Sal; Limão; Casca de Laranja. Temperado o leitão com alho, louro, malagueta e sal em água com limão e casca de laranja, fica assim de um dia para o outro. Escorre‑se o leitão. Faz‑se um refogado com azeite e cebola onde se deitam os miúdos e chouriço cortado aos bocadinhos para se fazer o recheio. Feito o recheio mete‑se na barriga do leitão e cose‑se com fio de algodão. Vai ao forno num tabuleiro sem unto nenhum. Quando está tostado de um lado vira‑se para tostar do outro. O forno não deve estar demasiado áspero (quente).

Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria do Céu Geraldes Morais

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário