quinta-feira, 30 de agosto de 2018

“Side Up” traz o ensino superior a Macedo de Cavaleiros

"Side Up", é o nome do projecto que vai pôr cinco cursos técnicos superiores a funcionar em Macedo de Cavaleiros, a partir deste ano lectivo.
Os cursos, para já, serão das áreas de secretariado e línguas, turismo, gestão ambiental e saúde. Neste contexto surge ainda uma Escola de Negócios voltada para a criação de empresas e inovação. Este regresso ao ensino superior, envolve, além da câmara municipal, o politécnico de Bragança, a incubadora de empresas BLC3 e a associação comercial e industrial local. O presidente do IPB, Orlando Rodrigues admite que se está a materializar uma ambição do politécnico.

“Criar uma escola de negócios era um anseio dos empresários da região e estamos a materializa-lo com o arranque de algumas formações muito adaptadas a necessidades concretas das empresas da região. Estamos a iniciar a escola de negócios aproveitando a dinâmica da Câmara de Macedo de Cavaleiros e a sua centralidade. O próximo passo são pós-graduações e outra área que estamos a trabalhar é a dos cursos técnicos superiores profissionais, que vamos ter aqui uma oferta bastante alargada”, destacou Orlando Rodrigues.

Prevê-se ainda que com esta dinâmica da Escola de Negócios se crie uma plataforma logística regional na zona industrial de Macedo de Cavaleiros, segundo explica o presidente da câmara da cidade, Benjamim Rodrigues.

“É a uma óptima localização para fazer uma plataforma logística regional porque esta é uma porta de ligação à Europa. Tínhamos todo o interesse que essa plataforma se localizasse aqui na nossa zona industrial e para isso estamos a alterar o plano de pormenor e vamos fazer a ampliação da zona industrial. Neste momento, temos cerca de 80 industriais e comerciais instalados mas que queremos duplicar a curto e médio prazo”, contou Benjamim Rodrigues.

Para o presidente, o Side Up é uma medida que irá permitir que menos jovens saiam do concelho, e, ao mesmo tempo, atrairá população de forma a rejuvenescer o tecido social e económico concelhio.

“Dentro de dois ou três anos teremos certamente uma alteração do tecido social na nossa cidade e nosso território”, acrescentou o presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros.  

O coordenador do projecto, Acácio Espírito Santo afirma que esta é uma aposta forte e que há uma grande expectativa.

“É uma parceria fortíssima e temos um plano dinâmico, com estratégicas de estratégias de investigação e inovação científica. Queremos trazer alunos e temos um plano de desenvolvimento económico para eles”, destaca Acácio Espírito Santo.

Os cursos serão ministrados nas antigas instalações do Piaget, cuja negociação para aquisição está a ser finalizada pela autarquia macedense e no imediato, vão ser investidos 1,3 milhões de euros. O valor da propina é de 420 euros anuais. Os cursos técnicos têm a duração de dois anos e pretendem formar quadros para responder a necessidades económicas locais. As pós-graduações da Escola de Negócios serão três, sendo que uma delas começa já em Outubro. 

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário