quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Municípios de Mogadouro e Vinhais investem em requalificação de escolas

O município de Mogadouro vai investir 1 milhão e 300 mil euros para requalificar a antiga escola preparatória Trindade Coelho, onde irá funcionar a nova cantina.
O projecto vem resolver um problema antigo visto que a cantina se encontra no exterior do recinto escolar, para além de o edifício estar degradado.

O projecto já está aprovado bem como o financiamento de 250 mil euros, como adiantou o presidente do município, Francisco Guimarães. "Conseguimos com a Dgeste e com os serviços do Ministério da Educação avançar com o projecto. Foi candidatado e está aprovado. É um projecto novo, é no antigo edifício da Escola Preparatória Trindade Coelho, naquele edifício que é comum, era um edifício próprio só do município e vamos reabilitá-lo. Vamos construir aí a cantina escolar, a cantina que sirva também para a comunidade, ou seja, os alunos do agrupamento não precisam sair fora para fazer as suas refeições e também acabamos por reabilitar um edifício que estava obsoleto", explicou o presidente.

O autarca lamenta que o financiamento por parte de fundos comunitários não seja maior, mas garante que a obra vai avançar com fundos próprios da autarquia. "Só tenho 250 mil euros de financiamento do FEDER para uma obra que está avaliada num milhão e trezentos mil euros mas nós vamos para a frente", avançou Francisco Guimarães.

Em Vinhais enquanto não avança a construção do novo centro escolar, cujo novo concurso foi lançado este mês, o município está a realizar obras no edifício da escola secundária, como explicou o autarca Luís Fernandes. "Estamos a falar de algumas obras de beneficiação da escola, que entendemos que era útil fazer. Também já está a concurso o novo centro escolar mas claro que ainda não está feito. Era necessário fazer algumas obras de conservação, de melhoramento, das condições da escola e fizemos essas obras, ao nível de pavimento, de algumas pinturas, de isolamentos que eram necessários e alguns trabalhos que ainda vão continuar porque ainda não estão totalmente completos para proporcionar aos alunos as melhores condições", referiu.

O município lançou este mês um novo concurso público no valor de 3,75 milhões de euros, para a construção do centro escolar depois de o último concurso ter tido um candidato para o projecto com preço base de 3,4 milhões de euros, que acabou por desistir da obra.

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário