sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Secretário de Estado das Florestas anuncia apoio de 10 milhões de euros para Zonas de Intervenção Florestal do Norte

Dez milhões de euros é o valor que foi destinado à região Norte para as zonas de intervenção florestal, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.
Este projecto baseia-se em criar apoios à valorização dos recursos florestais, à protecção e reabilitação de povoamentos florestais e à preservação e melhoria dos ecossistemas ligados à agricultura e silvicultura. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, em Mogadouro.

“Estamos a abrir anúncios regionalizados em matéria do PDR 2020. Assim, adaptamos o que fizemos foi adaptar os critérios das medidas a cada uma das regiões e abrimos para o Norte 10 milhões de euros na medida 8.1.5, que serve para fazer a regeneração natural e a limpeza da floresta. Introduzimos um critério que é o da luta contra a desertificação que coloca o Norte interior a ter melhor condições para ter acesso a esses fundos do que o Norte litoral”, explicou.

Miguel Freitas avançou ainda que está a ser finalizada a análise de todos os projectos apresentados para a criação de zonas de intervenção florestal e que, a partir deste ano, um milhão e setecentos mil hectares de floresta vão ser geridos de forma colectiva.

“Vamos ter metade da área de povoamentos florestais já gerida de forma colectiva, pretendemos fazer evoluir este modelo muito rapidamente, este 1 milhão e 700 mil hectares que são geridos em regimes em zona de condomínio devem evoluir para que estas zonas de intervenção florestal se possam constituir como entidades de gestão florestal”, avançou.

O presidente da Federação Nacional das Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal, Armando Pacheco, pediu à tutela algumas alterações nos processos de apoio e criação de zonas de intervenção florestal para se chegar à gestão do território sem catástrofes.

“No distrito de Bragança, vamos apresentar uma candidatura de 3500 hectares para limpeza, em 10 ZIF, em que 115 proprietários nos vão entregar a gestão das suas parcelas na parte da limpeza dos seus terrenos”, adiantou.

O futuro da floresta esteve em discussão ontem, em Mogadouro, onde foi ainda debatido o futuro dos sobreiros em Trás-os-Montes e a importância destas ZIF (zonas de intervenção florestal). 

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário