quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Semana Europeia da Mobilidade

“Uma Nova Energia para a Mobilidade Sustentável” é o mote para esta semana e também para o Plano para a Mobilidade Sustentável definido para a cidade de Bragança.”


Dotar a cidade de Bragança com boas condições para o fomento da mobilidade urbana sustentável, incentivando o uso de modos suaves de transporte, tais como a bicicleta e as deslocações a pé, bem como o uso de meios de transporte mais sustentáveis, como o transporte público ou de viaturas elétricas, é o principal objetivo da semana dedicada à mobilidade, mas também do Plano de Mobilidade Sustentável que o Município pretende implementar.


Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança explica: “O Plano para a Mobilidade Sustentável de Bragança está em linha com o trabalho que temos vindo a desenvolver e que nos tornou numa Smart City. Mas é importante dar continuidade a esta estratégia para que, num futuro próximo possamos ser cada ver mais sustentáveis, dotando a cidade de infraestruturas que facilitem a mobilidade e que contribuam, também, para a adoção de práticas mais amigas do ambiente e mais saudáveis para todos.”

Em toda a cidade será criada uma rede ciclável segura e confortável, incluindo o melhoramento dos passeios e ainda a introdução de soluções smart como as passadeiras inteligentes, promovendo a mobilidade universal. Esta rede visa também garantir uma lógica de visitação em todo o centro histórico, assegurando a existência de percursos estruturados e confortáveis.

Principais alterações a implementar no âmbito do Plano para a Mobilidade Sustentável:
- Construção de ciclovias na Av. Sá Carneiro, a principal avenida da cidade (atualmente, já existem 22km de ciclovia em Bragança).
- Alteração nos estacionamentos que permitirão aumentar o número de lugares (estacionamento em espinha);
- Mais espaço para peões e esplanadas;
- Iluminação led autónoma, piso fotovoltaico transitável e antiderrapante para produção de energia (Av. Abade Baçal e Zona Industrial/Núcleo Empresarial);
- Reestruturação dos transportes públicos;
- Aquisição de 2 novos autocarros elétricos e que possibilitam o transporte de bicicletas;
- Melhorias na bilhética com integração multimodal de transportes urbanos;
- Implementação de um sistema inovador para a compra e validação de títulos de transporte;
- Disponibilização de informação em tempo real nos abrigos inteligentes;
- Produção de energia nos abrigos inteligentes;
- Promoção de workshops com a PSP e Unidade Local de Saúde do Nordeste sobre segurança ciclável e as vantagens para a saúde de andar a pé e de bicicleta;
- Implementação de transporte a pedido que sirva as zonas de mais baixa densidade do concelho;
- Atribuição de bicicletas elétricas de montanha e viaturas elétricas para passeios na natureza nas aldeias de Rio de Onor e Montesinho.


No sábado, dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, o Município organiza, no centro histórico, um conjunto de atividades dedicadas a esta temática e apresenta, às 10h30, o Plano para a Mobilidade Sustentável de Bragança. A par da apresentação pública, a informação ficará disponível durante todo o dia na Praça da Sé com a exposição “Estratégias do Município” e também a exposição “Frota Elétrica do Município”. Para os mais pequenos, haverá uma ciclovia onde se vai ensinar os mais pequenos as regras de segurança e os principais cuidados a ter para pedalar de forma confortável e segura.

PROGRAMA
Dia Europeu Sem Carros | 22 de Setembro
Local: Centro Histórico de Bragança
09h30 - Abertura
10h00 - “Bragança Saudável” - Academia 53
10h30 - Divulgação do plano para a Mobilidade Sustentável
10h45 - Assinatura de Protocolos no âmbito da mobilidade (cedência de veículos elétricos)
11h00 - “Bragança Saudável” - Academia JDC
11h30 - “Bragança Saudável” – Escola Pé de Dança

Espaços permanentes:
Exposição “Estratégias do Município”, Praça da Sé
Exposição “Frota Elétrica do Município”, Praça da Sé
Espaço infantil - “Insufláveis”, Praça Camões
“Aprende a andar na ciclovia”, Rua da República
Banca na Praça, Rua Alexandre Herculano

Ainda inserido nesta semana, realiza-se dia 29 de setembro a 5ª Etapa do projeto MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais”, uma iniciativa que visa promover um modelo público sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha. Esta iniciativa vai disponibilizar uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas e que fará a ligação do Parque Natural Montesinho ao Parque Natural Lago Sanábria, em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário